Índice de infecção do trato urinário (ITU) associada ao cateter
Em alguns tratamentos, é necessário implantar um cateter urinário (também chamado de sonda vesical) na criança, para medir o volume da urina ou quando a criança tem algum impedimento para urinar espontaneamente. Como muitos outros procedimentos, o cateter também traz algum risco de infecção urinária, mesmo com a adoção das devidas medidas de segurança.
Como nós medimos
A incidência de infecções do trato urinário em pacientes com cateter urinário ou sonda vesical de demora (SVD) é medida conforme padrão internacional que relaciona o número de infecções ao total de dias de uso de SVD pelos pacientes. A taxa indica o número de infecções por 1.000 dias de uso de cateter.
O que estamos fazendo para melhorar
As estratégias para prevenir as infecções urinárias associadas a sonda vesical incluem o uso de técnica adequada para inserir e manter o cateter urinário. Também enfatizamos a importância de evitar o uso desnecessário de cateter urinário e de removê-lo quando não for mais necessário. Diariamente, durante as visitas multidisciplinares, é avaliada a necessidade de manutenção desse tipo de dispositivo a fim de reduzir o risco de infecção.