Hospital Dia - Hospital Sabará

Visão geral

 

O Sabará Hospital Infantil oferece estrutura para atender casos cirúrgicos simples com internação de até 12 horas. O Hospital Dia conta com completa equipe médica e de enfermagem para atendimento hospitalar em um curto espaço de tempo.

Criado em 2010, com a inauguração de um novo prédio do Sabará, o Hospital Dia conta com médicos pediatras que prestam atendimento em caso de necessidade, além de  enfermeiras e técnica de enfermagem que permanecem na unidade. Há também uma copeira à disposição para entrega de refeições e dois monitores infantis que se revezam no período em que a brinquedoteca fica aberta (das 6h às 20h).

Localizada no 7º andar do Hospital, essa unidade conta com apartamentos individuais com banheiro privativo. Há cama ou berço e televisão com acesso a canais infantis.

A unidade funciona das 6h às 20h. São admitidos pacientes para procedimentos cirúrgicos eletivos ou outros procedimentos que se adaptem ao regime de Hospital Dia, ou seja, que recebam alta no mesmo dia, como postectomia, herniorrafia, endoscopia, correção de hidrocele, orquidopexia, entre outros.

O Hospital Dia foi projetado visando minimizar a ansiedade e o medo das crianças em relação ao ambiente hospitalar e o próprio procedimento cirúrgico. Por isso, no 7º andar, há uma área externa equipada com brinquedos para distração dos pacientes e uma brinquedoteca interna, com um profissional formado em monitoria infantil.

Tour virtual

Central de Internação

clique para ver em tela cheia

 

Unidade de Internação

clique para ver em tela cheia

 

Posto de Enfermagem – Unidade de Internação

clique para ver em tela cheia

 

Acomodação – Unidade de Internação

clique para ver em tela cheia

 

Qualidade e segurança

Para a segurança do paciente, as brinquedotecas interna e externa contam com uma campainha de emergência, para casos como convulsões, desmaios ou perda de consciência. Ao acioná-la, a família deve aguardar no local a chegada de uma equipe que fará o primeiro atendimento.

A fim de garantir as melhores práticas assistenciais, nossos indicadores são alinhados com o setor de Qualidade do Hospital. A análise se faz mensalmente para acompanharmos e garantirmos a qualidade e segurança da assistência prestada. 

Os brinquedos disponíveis na brinquedoteca são higienizados diariamente pelos monitores infantis, em processo validado pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar. Conheça o fluxo de higiene no vídeo abaixo:

 

 

Para pais e familiares

Essa unidade oferece atendimentos clínicos e cirúrgicos (pré e pós-operatórios) e que requeiram cerca de 12 horas de internação.

A Unidade prepara e encaminha os pacientes para cirurgias, efetuando os controles necessários ao pós-operatório.

 

Passo a passo da internação

Ao chegar ao Hospital no dia agendado para o procedimento, o paciente será encaminhado à sala de admissão, localizada no 7º andar. A enfermeira fará uma entrevista, um exame físico e checará os sinais vitais (como peso e temperatura). Caso haja qualquer alteração, ela solicitará a presença de um profissional médico (um anestesista ou pediatra, por exemplo), que avaliará se é possível dar continuidade ao procedimento naquele dia ou se ele deverá ser reagendado.

Comunique na entrevista se seu filho teve qualquer alteração nas últimas 24 horas, tais como:

  • Febre;
  • Tosse;
  • Vômitos.

Depois desta entrevista e do exame físico, o paciente irá aguardar na sala de espera do 7º andar, onde há um parque externo, uma brinquedoteca, monitoria infantil e ações da nossa Rede de Humanização que podem distrair a criança até o momento do procedimento.

A criança e seus familiares irão aguardar até que um técnico do Centro Cirúrgico os chame. Este técnico os acompanhará até o 3º andar, onde estão localizadas as salas cirúrgicas.

Lá, a criança poderá brincar na brinquedoteca dentro do Centro Cirúrgico com um acompanhante até ser chamada para a cirurgia. Finalizado o procedimento, ficará na sala de Recuperação Anestésica e depois será encaminhada ao seu apartamento no Hospital Dia. De volta à unidade, será avaliada novamente pela enfermagem.

O cirurgião informará à equipe de enfermagem o horário previsto de alta. Em relação às orientações e cuidados pós-alta, o médico passará diretamente para a família ou informará à equipe do Hospital Dia, que repassará as informações ao paciente e seus familiares.

Recomendações gerais

Recomendamos que a criança com horário agendado no Hospital Dia venha ao Sabará acompanhada por até dois adultos, lembrando que apenas um responsável poderá acompanhá-la dentro do Centro Cirúrgico.

Informe-se com o médico sobre o horário de chegada ao Hospital e o jejum necessário para o procedimento. Solicitamos que a criança venha usando um pijama de fácil abertura, com o qual ela permanecerá até a indução anestésica.

Os pacientes internados no Hospital Dia, assim como um acompanhante, receberão uma refeição após a cirurgia conforme a orientação médica. A equipe realiza uma avaliação antes de servir a refeição. Se o paciente estiver sonolento, por exemplo, é possível que a equipe prefira adiar o momento da refeição para garantir sua segurança. É importante seguir a orientação médica e não oferecer alimentos trazidos de fora do hospital no momento do pós-operatório. 

Os pacientes do Hospital Dia podem contar com as mesmas amenidades dos pacientes internados na Unidade de Internação, ou seja: empréstimo de livros, brinquedos, jogos, filmes, entre outros.

 

Para visitantes

Os pacientes do Hospital Dia podem receber duas visitas das 9h às 20h.

Pessoas com gripe ou resfriado, por exemplo, devem evitar a visitação, considerando o risco potencial de transmissão da infecção ao paciente no hospital.

Veja outras recomendações para garantir a segurança dos pacientes

Contato

Telefone para agendamento: Tel:  (11) 3155-2800




    Informações para profissionais

    Agendamento de procedimentos no Hospital Dia

    • Para a solicitação de reserva de sala cirúrgica, acesso o Agendamento Cirúrgico Online.
    • Pré-agendamento clínico da internação, utilize o endereço de e-mail agendamento@sabara.com.br.
    • Dúvidas e suporte técnico entre em contato pelo telefone (11) 3155-2800, opção 2.

     

    Protocolo

    Como protocolo, aguardamos a análise e a autorização das Operadoras de Saúde até às 15 horas do dia anterior ao procedimento. Para procedimentos cirúrgicos em análise, entraremos em contato para acordar uma nova data e horário no aguardo da autorização.

    Caso o médico queira verificar o andamento de análise do procedimento junto ao convênio, deve entrar em contato com o Setor de Autorizações no telefone de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h30.

     

    Cadastro Médico

    Todo agendamento só poderá ser efetuado se o cirurgião for devidamente cadastrado. Veja como nós fazemos o credenciamento.

    Condições e tratamentos relacionados

    Veja alguns dos procedimentos realizados com maior frequência na unidade:

    Histórias de superação

    Conte abaixo sua história no Sabará Hospital Infantil.




      Tire suas dúvidas pelo nosso Cuidador Virtual