Pode vir que#táseguro

CAP | Canal de Apoio aos Pais

No Sabará Hospital Infantil, mudamos os fluxos, criamos novos protocolos e tomamos todas as medidas para garantir a segurança dos pacientes, familiares e cuidadores. Sabemos que dúvidas e receios podem surgir. Abrimos este canal de comunicação para estarmos mais pertinho de você e da sua família e, assim, esclarecer suas dúvidas.

Fluxo Seguro Sabará

O Sabará adotou todas as medidas pertinentes para maximizar a segurança dos pacientes que precisam realizar cirurgias.

Quando precisar do Sabará, queremos que você esteja seguro!

Conheça em detalhes todos os Fluxos Seguros Sabará:

Coleta

Coleta domiciliar de pesquisa para Covid-19, 48 horas antes da cirurgia.

Ícone
1

Triagem

Aferição da temperatura em todas as pessoas na entrada do hospital e questionário sobre sintomas sugestivos de COVID-19

Ícone

2

Máscaras

Entrega de máscaras para todos os pacientes

Ícone
3

Área isolada

Pacientes ou acompanhantes com suspeita de covid-19 serão encaminhados para setor específico, com devido distanciamento, e uso de máscaras

Ícone
4

Fluxo

Pacientes com e sem suspeita de covid-19 seguem caminhos diferentes até o atendimento pelo médico.

Ícone
1

Máscaras

Entrega de máscaras a paciente e familiares ao chegar para realizar um exame.

Ícone

2

Acompanhante

É liberado apenas um acompanhante por paciente.

Ícone

3

Higienização das salas

As salas de exames são higienizadas após cada uso.

Ícone
4

Fluxo

O fluxo é organizado de maneira que ocorra a menor circulação possível pelas dependências do hospital.

Ícone
1

Contato na véspera

Equipe entra em contato confirmando consulta. Em caso afirmativo questiona sobre sintomas respiratórios e sugere reagendamento.

Ícone

2

Acompanhante

É liberado apenas um acompanhante por paciente.

Ícone
3

Triagem

Enfermeiras ficam na porta para triar casos respiratórios e entregar máscaras.

Ícone
4

Espera

Maior espaçamento entre poltronas em todas recepções. Retirada de brinquedos e material para desenho de uso comum.

Ícone
5

Recepções separadas

Separação de recepções: andar de pacientes respiratórios e andar de pacientes não respiratórios.

Ícone
Aviso de confirmação de consulta, reafirmando que em caso de sintomas como tosse, febre e dificuldade de respirar, a consulta deve ser reagendada.
Revisamos os processos e atendemos separadamente pacientes com sintomas respiratórios

Telemedicina Sabará

Sabará possui agora o serviço de Telemedicina, um instrumento integrador de soluções visando a saúde conectada da criança. É um modelo de cuidado a distância, diferenciado para a pediatria, permitindo um atendimento integrado e interdisciplinar, focado em toda a jornada do paciente.

Fluxo Seguro Depoimentos

Conheça histórias de famílias que passaram pelo Sabará recentemente para a realização de cirurgias

“O atendimento durante a pandemia foi impecável. Na semana anterior a data do exame, a enfermeira foi até minha residência com todos os EPI’s, fez a coleta do exame com muito cuidado e higienizou o local utilizado. No dia da internação, já estávamos sendo aguardados na entrada do hospital pelo responsável em nos levar até o apartamento. Recebemos o kit higiene e fomos direcionados ao quarto, que estava lacrado. Não tivemos contato com nenhum com outro paciente, evitando assim, uma possível contaminação. Parabéns a todos os profissionais envolvidos.”
Alessandra Menezes, mãe do Matheus
“A enfermeira em pleno sábado, dois dias antes da cirurgia, veio aqui em casa, toda protegida e com protocolos de higiene exemplares, colheu o exame d eCovid-19 e após a liberação do exame, meu marido foi acompanhando meu filho para a cirurgia. No Sabará eles fizeram uma entrada muito segura, onde não tivemos contato com pacientes com algum sintoma respiratório. Recebemos o kit de máscara em casa, onde ele e o pai usaram o tempo todo no Hospital”
Rosana, mãe do Felipe

Fluxo Seguro Perguntas Frequentes

 

Os pacientes confirmados ou suspeitos ficam em andares separados?

Na unidade de internação nós possuímos andares diferenciados para pacientes com suspeita ou confirmação de covid. Isso porque o covid não cursa apenas com sintomas respiratórios.

O fluxo de atendimento está diferenciado?

Sim. Temos um fluxo específico para os pacientes cirúrgicos, para maximizar sua segurança. O fluxo consiste nas seguintes etapas:

  • Coleta domiciliar de pesquisa para Covid de 72 a 48 horas antes da cirurgia;
  • Avaliação pré-anestésica usando a telemedicina;
  • Pais e pacientes recebem máscaras cirúrgicas em casa e já chegam ao Sabará utilizando as mesmas;
  • As chegar no hospital, as famílias são recepcionadas por cuidador devidamente protegido por EPIs;
  • Pacientes e familiares se dirigem diretamente ao andar de internação, onde começam os trâmites administrativos. Todo o processo é feito por uma recepção exclusiva para internações eletivas, sem cruzamento de fluxo com pacientes suspeitos ou confirmados de Covid.

Quais cuidados devemos ter durante a internação?

Durante a internação, os pacientes e acompanhantes devem utilizar máscaras o tempo todo dentro das áreas de circulação no hospital, e os acompanhantes também são orientados a utilizar máscara dentro do quarto em caso de paciente suspeito de alguma doença transmitida por gotículas ou aerossóis.

Higienizar as mãos com álcool em gel 70% assim que entrar no hospital, antes de entrar e sair dos quartos e sempre que possível, principalmente após contato com superfícies e antes de levar as mãos ao rosto.

Devemos evitar circulação desnecessária em ambiente hospitalar.

Lembramos que o hospital possui fluxo de pronto atendimento, de exames diagnósticos e áreas de internação exclusivos para pacientes com suspeita de doenças respiratórias e transmitidas pelo ar. Todos os quartos de internação são individuais, todos os profissionais, cuidadores, pacientes e acompanhantes devem obrigatoriamente utilizar máscara dentro da Instituição.

Existe risco de contaminação?

O Hospital Infantil Sabará tomou todos os cuidados para que o risco seja o menor possível.

Cuidadores com sintomas suspeitos de doenças transmitidas por gotículas ou aerossóis são afastados durante período de transmissão. Acompanhantes sintomáticos são orientados a não entrarem no hospital, somente entram em casos estritamente necessários, utilizando máscara e em setores determinados para eles.

Os pacientes com suspeita de doença respiratória são atendidos e internados em área exclusiva em pronto atendimento, unidade de internação e UTI, seguindo fluxo de transporte próprio e utilização de máscaras.

Quais os cuidados quando retornar para casa?

O risco de transmissão de COVID-19 pelas roupas é baixo, exceto se contato próximo por período prolongado com paciente muito sintomático respiratório. Porém, para diminuir mais ainda o risco de transmissão viral através das roupas é indicado que seja lavada ao chegar em casa e higienize-se as mãos com álcool 70% ou água e sabão.

Ressaltamos que o uso obrigatório de máscara por todos dentro do hospital diminui muito o risco de transmissão da doença através de roupas.