Centros de Excelência e Serviços / Programa de Cardiopatias Congênitas

Arritmia e Eletrofisiologia

O Sabará Hospital Infantil tem o Programa de Distúrbios de Ritmo que fornece uma avaliação abrangente dos distúrbios de ritmo cardíaco em pacientes pediátricos. Esses distúrbios compreendem as Bradicardias (quando o coração bate lento), as Taquicardias (quanto o coração bate acelerado), e quando o coração bate fora do ritmo (por extrassistoles ou uma outra forma de arritmia).

Essas arritmias podem aparecer na vida intrauterina, em crianças e nos adolescentes.

Uma ampla gama de serviços de diagnósticos cardíacos está disponível no Hospital, incluindo eletrocardiogramas e Holter de 24 horas (monitorização do eletrocardiograma por 24 horas).

Além disso, testes mais sofisticados, como o estudo eletrofisiológico invasivo, são conduzidos no nosso Centro de Doenças do Coração para auxiliar no diagnóstico de arritmias de difícil controle ou persistentes.

Também são realizadas intervenções terapêuticas, como a ablação por cateter através de radiofrequência. A ablação por cateter por radiofrequência é um procedimento intervencionista que permite a eliminação do foco arrítmico. Esse procedimento melhorou drasticamente a qualidade de vida dos pacientes portadores da Síndrome de Wolf-Parkinson-White, além de outros tipos de taquicardias supraventriculares, taquicardias atriais, flutter atrial e taquicardia ventricular.

O implante de marcapasso cardíaco é realizado em conjunto com a Cirurgia Cardíaca Pediátrica em crianças de baixo peso, e por meio de cirurgia minimamente invasiva no caso de crianças maiores, pela equipe de Ritmologia.

As avaliações e programações do marcapasso através de telemetria são realizadas no Ambulatório de Arritmia.

A presença de uma equipe multidisciplinar que conta com pediatras, cardiopediatras, cirurgiões cardíacos cardiopediatras, eletrofisiologistas e estimulistas, permite alcançar êxito em implantes de marcapasso bicameral epicárdico até em crianças de muito baixo peso, como o caso de um bebê de apenas 2 kg e que já apresenta mais de 1 ano de seguimento.