Dia nacional de Controle da Asma - Hospital Sabará
Dia nacional de Controle da Asma
Notícias

Dia nacional de Controle da Asma

Asma surge até um ano de idade e cuidados devem ser redobrados especialmente no outono e no inverno

No dia Nacional de Controle da Asma, que se comemora em 21 de junho, o Sabará Hospital Infantil chama a atenção para o início da doença, cujos sintomas aparecem, em 50% dos casos, na 1 infância, até os três anos de idade.

A asma é uma doença crônica de maior prevalência na infância, atingindo 10% da população pediátrica e 20% de adolescentes, sendo a quarta causa de internação pelo SUS.

A doença se caracteriza por uma inflamação crônica que afeta as vias aéreas ou brônquios (os “tubos” que levam o ar para dentro dos pulmões), que dificulta a respiração.

Diante da pandemia da COVID-19,  a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) alerta que as infecções virais são causas frequentes de crises de asma e, por isso, esses pacientes devem ficar em isolamento social sempre que possível, especialmente os portadores das formas mais graves da doença.

No Sabará Hospital infantil, especializado no atendimento de crianças e adolescentes, o período mais crítico para as crises é entre maio de agosto, nos quais há uma mudança de clima, que ocasiona as crises. Em 2020, a taxa de casos do mês de maio foi de 5,30% em internações devido ao fechamento das escolas e, em 2021, com as crianças frequentando as escolas fisicamente, esse número subiu para 21%.

A asma fica em quarto lugar entre as taxas de todas as internações de outras doenças respiratórias (10%); ficando atrás apenas dos casos de bronquiolite (41%), bronquite (13%) e insuficiência respiratória (11%).

“Apesar desse tipo de doença poder aparecer em todas as idades, na maioria dos casos, o surgimento é mais comum na infância, 60% dos pacientes manifestam a doença no primeiro ano de vida, explica a pneumologista do Sabará Hospital Infantil, Dra. Maria Helena Bussamra.

Os sintomas mais comuns são falta de ar, chiado ou aperto no peito e tosse, sendo que, durante uma crise, a criança pode apresentar ainda lábios com coloração arroxeada, extrema dificuldade de respirar, confusão mental ou sonolência, pulsação rápida e sudorese.

“Por ser uma doença crônica a ida ao hospital deve ser feita quando os sinais de crise não melhoram com a medicação orientada pelo profissional. Só então os pais devem buscar atendimento no pronto-socorro”, explica a Dra. Maria Helena.

Entre os fatores que podem desencadear a doença estão: poeira, ácaros, poluição, fumaça de cigarro, ar frio, infecções virais, mudanças bruscas de temperatura.

Para amenizar as crises é possível realizar algumas medidas preventivas como: manter a adesão ao tratamento proposto pelo médico especialista, evitar ambientes fechados, pouco ensolarados e sem ventilação, manter a casa arejada e praticar exercícios físicos regularmente e de forma controlada.

“Com o tratamento correto, a criança asmática consegue ter a mesma qualidade de vida de qualquer outro indivíduo. A asma é uma doença que não tem cura. Entretanto, os sintomas podem ser controlados pelo acompanhamento clínico e com o afastamento de possíveis agentes causadores das crises”, conclui a especialista.

Faça download da cartilha do Sabará Hospital Infantil: Cartilha da asma: Brincando e aprendendo.
Para acessar as respostas da cartilha, clique aqui.

 

Sobre o Sabará Hospital Infantil

O Sabará Hospital Infantil, localizado na cidade de São Paulo, é referência no atendimento de crianças e adolescentes até 18 anos.  É o primeiro Hospital exclusivamente pediátrico a conquistar acreditação pela Joint Comission International (JCI), um selo que assegura sua qualidade assistencial.

Fundado há 60 anos, o Sabará Hospital Infantil opera segundo o modelo de hospitais infantis americanos, os Children’s Hospitals, baseado na expertise de alta complexidade em todas as especialidades pediátricas, que conta com uma equipe multiprofissional integrada de alta capacidade resolutiva na atenção à criança.

Com uma equipe médica e assistencial altamente capacitada e um parque tecnológico moderno e completo, a Instituição está preparada para a realização de partos, quando há necessidade de intervenção cirúrgica imediata ao nascimento, e transplantes renais.

Seu foco em pediatria permite que a Instituição não só conheça as mais diversas doenças infantis, como também garante a expertise no diagnóstico e tratamento de doenças simples às mais raras e de difícil interpretação diagnóstica.

Para transformar a experiência da criança internada, conta com o Programa Child Life, composto por especialistas em desenvolvimento infantil. Por meio de atividades lúdicas, os profissionais se comunicam com a criança de acordo com seu desenvolvimento de linguagem e compreensão de mundo, facilitando, assim o seguimento do tratamento.

O Hospital que mais entende de criança. Do Pronto-socorro à alta complexidade – Sabará Hospital Infantil.

 

Tags: asma