Equipe de urologia do Sabará ganha prêmio internacional

No dia 8 de junho, a Dra. Priscila Cardoso Braz, urologista e cirurgiã pediátrica do Sabará Hospital Infantil, recebeu o Prêmio Peréz Castro em Madri, Espanha.

O trabalho que levou à premiação descrevia uma técnica cirúrgica para tratar uma doença urológica chamada “Megaureter Obstrutivo Primário” em bebês menores de um ano.

Realizado em 2015, este foi um trabalho de conclusão de um Mestrado em Urologia Pediátrica pela Universidad Internacional de Andalucía e teve transmissão por videoconferência para a Espanha.

Em 2017, o trabalho foi publicado na revista espanhola Archivos Españoles de Urología, sendo capa da edição de abril. Todo ano, essa revista premia os melhores trabalhos publicados e, desta vez, o trabalho da Dra. Priscila recebeu o prêmio de melhor fotografia de capa.

Além dela, foram co-autores os médicos da equipe do Sabará Dr. Jovelino Leão, Dra. Fernanda Ghilardi Leão (Coordenadora do Departamento de Cirurgia do Sabará), Dra. Giselle Machado, Dr. Luciano Onofre e Dr. José Carnevale. As ilustrações foram feitas por Tonan.

O que é Megaureter Obstrutivo Primário?

O megaureter obstrutivo primário é uma malformação do ureter na sua junção com a bexiga que ocasiona a dilatação de todo o ureter e o rim. É mais frequente no sexo masculino, mas também pode ocorrer em meninas, sendo uma causa de infecções urinárias de repetição e perda de função no rim acometido. Muitos casos de megaureter são diagnosticados de forma precoce graças a um pré-natal bem feito. O acompanhamento com uma equipe especializada é iniciado logo após o nascimento, evitando inúmeras complicações.

Autor: Mariana Setubal

Atualizado em: 14/11/2018