Pacientes com doença renal crônica fazem acompanhamento por telemedicina - Hospital Sabará
Pacientes com doença renal crônica fazem acompanhamento por telemedicina
Sabará e a comunidade

Pacientes com doença renal crônica fazem acompanhamento por telemedicina

A equipe de enfermagem do Sabará Hospital Infantil acompanha à distância os pacientes do Programa de Diálise Peritoneal Domiciliar que são crianças com doença renal crônica (enfermidade que causa o mal funcionamento do rim, fazendo com que os pequeninos precisem de diálise).

“Na maioria das vezes esses pacientes são internados após o nascimento para iniciarem o tratamento com diálise na UTI. Após a validação da família, as crianças retornam para suas casas, continuando a terapia em domicílio, sob cuidados do Sabará com o acompanhamento da equipe de nefrologia”, explica a supervisora da UTI, enfermeira Thais Franco.

O processo de terapia a domicílio acontece com o apoio de uma enfermeira do núcleo de terapia de substituição renal, que realiza uma videoconferência com a família a fim de fazer uma avaliação geral do paciente e reorientar sobre cuidados com o dispositivo (cateter utilizado para a diálise), envio de informações em conjunto com a equipe da nefrologia e orientações gerais.

As ações de telessaúde visam garantir o cuidado coordenado de pacientes complexos, como as crianças em diálise, minimizando complicações e melhorando o desfecho clínico de seus cuidados.

Embora essas teleconsultas sejam realizadas com pacientes que fazem parte do Programa, é possível agendar consultas via telemedicina com nefrologistas especializados em pediatria, para pacientes que ainda não passaram pelo Instituição.

Veja como agendar uma teleconsulta com especialista

Tags: rim, renal, doença renal, diálise, telemedicina, nefrologista, crônico

Tire suas dúvidas pelo nosso Cuidador Virtual