Conceitos e definições fundamentais - Hospital Sabará
 
Centros de Excelência e Serviços / Programa Aerodigestivo

Conceitos e definições fundamentais

As patologias da Via Aérea em Pediatria comprometem o tubo anatômico laringotraqueal, produzindo obstrução desse tubo.

Essas patologias podem obstruir a laringe e/ou a traqueia, assim como a árvore traqueobrônquica e ocasionar situações de urgência e emergência.

Nos casos agudos, a criança pode manifestar um conjunto de sinais e sintomas que evidenciam o comprometimento da via aérea, como: ruído respiratório, denominado estridor, desconforto respiratório, que é afundamento da fúrcula e do tórax, coloração violácea de lábios e dedos, palidez, sudorese, apatia, taquicardia. Ou seja, um estado crítico e grave, que muitas vezes pode chegar ao pronto-socorro.

Existem casos que evoluem gradativamente e de forma crônica, como crianças que têm encefalopatia crônica, em decorrência de doença epiléptica, síndromes e sequelas de hipóxia perinatal. Esses casos podem evoluir para pneumopatia crônica, em decorrência de broncoaspiração salivar. Com muita frequência, apresentam também Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono, por causa da hipotonia muscular faringolaríngea. Casos como esses, devem ser tratados no nosso Programa, pela necessidade de avaliação de uma equipe multidisciplinar.

O bebê ruidoso, que apresenta ronco e/ou estridor, que implica em sono agitado e dificuldade para mamar, também deverá ser avaliado pela nossa equipe.

Os casos que respiram por traqueostomia são analisados pela equipe multidisciplinar para determinar o diagnóstico e tratamento para o restabelecimento da respiração nasal e consequente retirada da traqueostomia.

Nosso objetivo é dar melhores condições de vida para essas crianças, através de um trabalho conjunto de profissionais altamente especializados.

Temos como lema tratar a criança como um todo, por isso a necessidade de equipe multidisciplinar.

Tire suas dúvidas pelo nosso Cuidador Virtual