Por que nos escolher - Hospital Sabará
Centros de Excelência e Serviços / Programa Aerodigestivo

Por que nos escolher

Com o objetivo de tratar distúrbios das vias aéreas pediátricas, desde casos mais simples aos mais complexos, esse grupo tem se desenvolvido e mantém-se atualizado, cada vez mais. É uma equipe capacitada para diagnosticar e tratar estas alterações, através de avaliações, investigações clínicas e procedimentos cirúrgicos, minimamente invasivos, endoscópicos ou abertos.

Os pacientes recebem abordagem multidisciplinar, que inclui Otorrinolaringologistas, Pneumologistas, Broncoscopistas, Pediatras Intensivistas, Anestesistas Pediátricos, Fonoaudiólogos, Fisioterapeutas, Neurologistas, Cirurgiões Pediátricos, Radiologistas, Geneticistas e Pediatras especializados em prestar todo o atendimento necessário para a criança.

O nosso grupo de médicos está disponível para fazer o atendimento destas crianças, por meio de consultas também no Centro de Excelência do Sabará Hospital Infantil.

A abordagem multidisciplinar, unindo todas as especialidades, torna possível o atendimento das necessidades complexas destas crianças, que vêm ao Programa Aerodigestivo. Os pacientes com adequado diagnóstico e conduta apresentam resolução do quadro clínico, minimizando complicações e tempo de internação hospitalar.

A equipe de cirurgiões de Via Aérea, avaliam os pacientes clinicamente de forma presencial no ambulatório ou por telemedicina. Em seguida, estes pacientes são internados para serem submetidos a avaliação endoscópica flexível e rígida. Nesse momento é feito o diagnóstico do grau de comprometimento da via aérea e da localização da obstrução. Também é feito coleta de secreção para cultura por aspiração e lavado broncoalveolar, além de troca de cânula de traqueostomia.

Após essa primeira avaliação, os casos clínicos são discutidos entre o grupo de especialistas que envolve especialmente Pneumopediatra, Gastropediatra, Nutrologista, Fonoterapeuta e Pediatras.

O diagnóstico e tratamento é proposto aos pais e a partir daí inicia-se o tratamento.