Centros de Excelência e Serviços / Programa de Via Aérea Complexa

Avaliação inicial

O paciente passará por uma avaliação Clínica no Consultório ou em Unidade de Internação ou UTI.

Nessa primeira consulta, a equipe médica conversa com os pais para conhecer a história do paciente de forma detalhada. Avalia os relatórios e exames anteriores, realizados pelo paciente desde o nascimento. O exame físico é feito no Hospital, sob broncoscopia.

 

Exames e procedimentos

Podemos citar alguns dos procedimentos e cirurgias realizadas:

  • Broncoscopia Flexível para avaliação anatômica e funcional das vias aéreas: exame realizado com videobroncoscópios finos, sob um nível de anestesia adequado para avaliação dinâmica da laríngea, ou seja, glossoptose ou queda da língua, mobilidade de cordas vocais, faringomalácia, laringomalácia e traqueomalácia.
  • Sonoendoscopia em que é feito o topodiagóstico da obstrução da Via Aérea: semelhante ao exame citado acima, com a diferença que pode ser apenas nasolaringoscopia, para casos de crianças que apresentam apneia do sono.
  • Avaliação da deglutição: avalia a deglutição de forma dinâmica, pelo nasofibroscópio flexível, com a criança acordada. É feito pelo Otorrinolaringologista da equipe da Via Aérea, juntamente com a fonoaudióloga, com o objetivo de complementar a avaliação clínica inicial, feita pela mesma. A grande vantagem desse exame é permitir a visibilização direta da orofaringe, hipofaringe e laringe durante a deglutição, permitido portanto, avaliar estase de alimento, penetração e aspiração do alimento na via aérea. Exame gravado em sistema de vídeo, para reanálise posterior.
  • Broncoscopia Rígida: exame realizado com ótica rígida fina, complementa a broncoscopia flexível, para um diagnóstico mais preciso das lesões laringotraqueais. Pode ser usado desde recém-nascidos e permite a gravação do exame em vídeo para ser analisado detalhadamente.
  • Microlaringoscopia para tratar lesões de pregas vocais.
  • Dilatação endoscópica de Estenose por balão: técnica segura e moderna.

Autor: Saramira Bohadana - CRM: 77471

Atualizado em: 14/12/2017