Avaliação inicial
O paciente passará por uma avaliação Clínica no Consultório, por Teleatendimento ou em Unidade de Internação ou UTI.
Nessa primeira consulta, a equipe médica conversa com os pais para conhecer a história do paciente de forma detalhada. Avalia os relatórios e exames anteriores, realizados pelo paciente desde o nascimento. O exame físico é feito no Hospital, sob broncoscopia.
Exames e procedimentos
Podemos citar alguns dos procedimentos e cirurgias realizadas:
- Broncoscopia Flexível para avaliação anatômica e funcional das vias aéreas: exame realizado com videobroncoscópios finos, sob um nível de anestesia adequado para avaliação dinâmica da laríngea, ou seja, glossoptose ou queda da língua, mobilidade de cordas vocais, faringomalácia, laringomalácia e traqueomalácia.
- Sonoendoscopia em que é feito o topodiagóstico da obstrução da Via Aérea: semelhante ao exame citado acima, com a diferença que pode ser apenas nasolaringoscopia, para casos de crianças que apresentam apneia do sono.
- Avaliação da deglutição: avalia a deglutição de forma dinâmica, pelo nasofibroscópio flexível, com a criança acordada. É feito pelo Otorrinolaringologista da equipe da Via Aérea, juntamente com a fonoaudióloga, com o objetivo de complementar a avaliação clínica inicial, feita pela mesma. A grande vantagem desse exame é permitir a visibilização direta da orofaringe, hipofaringe e laringe durante a deglutição, para avaliar estase de alimento, penetração e aspiração do alimento na via aérea. Exame gravado em sistema de vídeo, para reanálise posterior.
- Broncoscopia Rígida: exame realizado com ótica rígida fina, complementa a broncoscopia flexível, para um diagnóstico mais preciso das lesões laringotraqueais. Pode ser usado desde recém-nascidos e permite a gravação do exame em vídeo para ser analisado detalhadamente.
- Microlaringoscopia para tratar lesões de pregas vocais.
- Dilatação endoscópica de Estenose por balão: técnica segura e moderna.