Sabará completa um ano sem infecção em cirurgia limpa

Desde setembro de 2017, o Centro Cirúrgico do Sabará Hospital Infantil não computa nenhuma infecção em cirurgias limpas, que são aquelas realizadas em local estéril, como as cardíacas e neurológicas.

Este é um indicador de qualidade e segurança muito importante, certificando a excelência dos profissionais e dos processos estabelecidos nas cirurgias realizadas no Sabará Hospital Infantil.

“O dado demonstra que as rotinas implantadas nos setores envolvidos têm resultado positivo”, explica a enfermeira Supervisora do Centro Cirúrgico, Silvia Ponteli. Entre as ações feitas pela equipe para conquistar este resultado expressivo estão: banho pré-operatório com clorexidina para os pacientes submetidos a esses procedimentos bem como preparo de pele e técnica cirúrgica adequados; controle rigoroso de processos no centro cirúrgico, como limpeza ambiental, qualidade da água e do ar, bem como manutenção de temperatura adequada, restrição na circulação de pessoas; controle de materiais cirúrgicos na Central de Material e Esterilização, validação do processo de limpeza, validação dos processos de esterilização e manutenção adequada de equipamentos; utilização de Protocolo de antibióticoprofilaxia institucional e uma rigorosa higienização das mãos por parte dos profissionais.

Se comparado a outros hospitais, fica ainda mais evidente a relevância deste número. A taxa de infecção em sítio cirúrgico pós cirurgia limpa dos hospitais da ANAHP (Associação Nacional de Hospitais Privados) de 2017 (reportada no Observatório ANAHP 2018) foi 0,46%. No Sabará Hospital Infantil, com a ausência de casos no período de setembro de 2017 a setembro de 2018, tivemos taxa de 0%.

Autor: Mariana Setubal

Atualizado em: 02/10/2018