ECMO e a cardiologia: Entrevista com a Dra. Lily Montalván - Hospital Sabará
ECMO e a cardiologia: Entrevista com a Dra. Lily Montalván
Notícias

ECMO e a cardiologia: Entrevista com a Dra. Lily Montalván

Tecnologia essencial para o cuidado de crianças cardiopatas, a ECMO é uma terapia utilizada para a substituição temporária do coração e pulmões, permitindo que o sangue seja oxigenado e distribuído pelo corpo. Os avanços que temos hoje no tratamento e diagnóstico de malformações do coração só existem porque terapias como a CEC (circulação extra corpórea) e ECMO possibilitam que as crianças se recuperem de cirurgias e intervenções complexas, diminuindo a morbimortalidade e assegurando uma maior expectativa de vida.

 

“Hoje, uma criança que é submetida a uma correção cirúrgica conta com o suporte de tecnologias de assistência circulatório mecânica, que permitem uma melhor recuperação do coração e demais órgãos. A ECMO é um suporte que temos caso a criança esteja com o batimento cardíaco fraco ou com algum problema no órgão. Essa máquina fará o papel de coração e pulmão até que a criança se recupere”, explica a Dra. Lily Montalván, Coordenadora do Programa de Cardiologia do Sabará Hospital Infantil.

 

O Sabará é a única instituição no Brasil com o selo Silver certificado pela ELSO (Extracorporeal Life Support Organization). Como terapia de suporte mecânico, a ECMO possibilita a recuperação cardíaca após cirurgias longas e complexas, que podem evoluir ao final do procedimento com graus de disfunção do coração que levariam a um mau funcionamento do organismo. Desta forma, a ECMO permite durante a sua aplicabilidade a recuperação do coração, e garantir que ele possa retomar o seu papel de bombear o sangue e garantir a chegada de oxigênio para todo o corpo.

 

Lembrando que esta tecnologia pode ser aplicada para outros casos que não apenas em cardiopatias congênitas, nos quais o coração também venha ter a função comprometida, como nos casos de infecções.

 

No Sabará, contamos ainda com a expertise de uma equipe multidisciplinar, especialista no assunto, trazendo o cuidado integrado como nosso alicerce. Assim, contamos com a equipe de neurologia e neurointensivismo, que monitoram continuamente o comportamento do cérebro durante o uso da ECMO, de forma que se minimizem os riscos inerentes ao seu uso.

 

Leia mais: Pioneiro da ECMO no Brasil, Sabará Hospital Infantil cria protocolos de neuroproteção para o uso da tecnologia

 

Agende agora sua consulta pelo nosso Cuidador Virtual