ECMO Team conquista Prêmio ELSO de Excelência em Suporte Extracorpóreo de Vida – Prata

O Sabará Hospital Infantil recebe reconhecimento internacional como o único Centro de Excelência em ECMO do Brasil, no 8º Congresso EURO ELSO, em Barcelona

 

Parte da equipe do ECMO Team Sabará esteve em Barcelona, na Espanha, para participar do 8º Congresso EURO ELSO (Extracorporeal Life Support Organization) – organização não governamental que se dedica ao desenvolvimento, avaliação e melhorias relacionadas à ECMO. No evento, o Sabará Hospital Infantil recebeu o Prêmio ELSO de Excelência em Suporte Extracorpóreo de Vida – Prata, sendo reconhecido como o único Centro de Excelência em ECMO do Brasil.

“Representamos um Hospital incrível, que valoriza e busca a excelência em todos os campos. Agradecemos ao Sabará por acreditar em nosso trabalho e fornecer todos os recursos necessários para conquistar esse prêmio. Nós somos os únicos no nosso país. Com certeza isso significa alguma coisa. Nosso Programa tem três anos e desde o início nosso objetivo sempre foi dar o melhor atendimento aos nossos pacientes”, declara Dra. Larissa Gondim, atual diretora do Programa de ECMO e intensivista pediátrica da UTI do Sabará Hospital Infantil. “Este é o resultado de uma equipe integrada e competente, que não mediu esforços individuais e coletivos! Eu não poderia estar mais feliz e orgulhosa de todos vocês”, completa Dra. Grace Van Leeuwen Bichara, primeira coordenadora do Departamento de Cardiologia, entusiasta em ECMO e responsável pelo início do programa na Instituição.

No Congresso, intensivistas, cardiologistas, cirurgiões cardíacos, especialistas em pediatria e neonatologia, perfusionistas e enfermeiros da UTI se reuniram para compartilhar experiências clínicas, discutir novas tecnologias e novas direções na pesquisa. Entre eles, estavam os profissionais Beatriz Furlaneto, Caio Martins, Grace Bichara, Larissa Gondim e Thais Franco representando o Sabará Hospital Infantil.

Sobre a ECMO: é uma tecnologia capaz de salvar vidas, fazendo o papel de um coração e um pulmão artificiais. O time do Sabará conta com médicos especialistas em ECMO, além de uma vasta equipe multidisciplinar com neurologistas, nefrologistas, cirurgiões pediátricos, nutrólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, otorrinos e perfusionistas. Além da equipe de enfermagem, que é parte fundamental do ECMO Team, sendo composta por enfermeiros especialistas em ECMO e Terapia de reposição renal.

Resultados
“Temos ótimos resultados em sobrevida, mas é muito mais que isso. Nesses três anos construímos um grupo competente, coeso, unido, que está cada vez mais avançado no manejo do paciente. Temos muitas participações em eventos científicos, já realizamos workshops para ensinar nossa experiência e levamos trabalhos para congressos nacionais e internacionais”, conta Dra. Larissa Gondim. O ECMO Team reflete o nível de excelência, inovação, tecnologia de ponta e humanização de um time de alta performance do Sabará.

Autor: Vanila Pontes

Atualizado em: 31/5/2019