Centros de Excelência e Serviços / Departamento de Cardiologia

Visão geral

 

Por que um hospital exclusivamente pediátrico

Pelo fato de sermos um hospital pediátrico, podemos oferecer o que há de melhor em tratamentos combinados para o paciente durante sua internação, reunindo expertises de diversas áreas. Um esforço coletivo que resulta em uma verdadeira junta médica que se articula para proporcionar o melhor tratamento para o paciente, de forma ágil, reduzindo o tempo de internação e proporcionando sua rápida recuperação.

Vários casos tratados aqui no Sabará Hospital Infantil são utilizados em discussões médicas nacionais e internacionais como exemplo de competência e bons resultados, estando, inclusive, em evidência na imprensa brasileira.

Entre esses “cases”, podemos citar a colocação de marcapasso em um bebê de 2 kg e a utilização da ECMO, que funciona como um coração artificial para o paciente.

 

Cardiopatias congênitas

Durante a gestação, alguns bebês podem desenvolver problemas de formação no coração que podem alterar sua estrutura ou função. Essas anormalidades são chamadas de cardiopatias congênitas.

A incidência das cardiopatias congênitas é de 1 para cada 100 nascimentos.

Para entendermos as cardiopatias congênitas ou estruturais do coração, devemos primeiro entender como é  o funcionamento normal do coração.

O coração

Este é o órgão do corpo que funciona como uma bomba que recebe o sangue pobre em oxigênio que chega do corpo e o envia ao pulmão e depois recebe o sangue rico em oxigênio que vem do pulmão e o envia ao corpo.
Por isso podemos falar que há duas circulações diferentes no corpo:
  • a Sistêmica, que fica do lado esquerdo e recebe o sangue do pulmão e o envia ao corpo;
  • a Pulmonar, que fica do lado direito e recebe o sangue do corpo e o envia ao pulmão.
Além disso, o coração é separado em 4 cavidades, 2 do lado direito e 2 do lado esquerdo, os átrios que são câmaras de baixa pressão responsáveis por receber o sangue que vem da corpo e do pulmão e os ventrículos que são câmaras de alta pressão, que fazem a função da bomba em si, recebem o sangue que chega passivamente dos átrios e o envia ao corpo e ao pulmão ativamente, através de sua contração.
Para separar o sangue entre essas duas câmaras, existe uma estrutura que funciona como uma porta, que abre quando o sangue vai do átrio ao ventrículo e fecha quando o sangue vai do ventrículo para as artérias, para não voltar aos átrios, elas são chamadas de valvas, a que fica do lado direito e separa o sangue do Átrio Direito do Ventrículo Direito chama Valva Tricúspide e a que fica do lado esquerdo e separa o sangue do Átrio Esquerdo do Ventrículo Esquerdo chama Valva Mitral.
Com o mesmo objetivo, impedir com que o sangue volte para o lugar de origem, existem outras duas valvas que ficam entre os ventrículos e as artérias, a Valva Pulmonar que abre quando o sangue sai do Ventrículo Direito e vai a Artéria Pulmonar (que o direciona ao pulmão) e fecha quando o ventrículo vai receber o sangue do átrio e a Valva Aórtica  que abre quando o sangue sai do Ventrículo Esquerdo e vai a Artéria Aorta (que o direciona ao corpo) e fecha quando o ventrículo vai receber o sangue do átrio.
Para isso, então, temos que o sangue pobre em oxigênio chega ao coração pelas veias (1) chamadas Veias Cavas, a Veia Cava Superior, que encaminha o sangue que chega da cabeça e da parte superior do corpo ao coração e a Veia Cava Inferior, que encaminha o sangue que chega da parte inferior do corpo ao coração, o sangue das Veias Cavas é recebido pelo Átrio Direito (2) que o envia ao Ventrículo Direito (3) , através da Valva Tricúspide, então há a contração ventricular e o Ventrículo Direito envia o sangue para a Artéria Pulmonar (4), controlado pela Valva Pulmonar, a Artéria Pulmonar direciona o sangue pobre em oxigênio e rico em gás carbônico ao pulmão (5), onde há a troca de gases.
O sangue volta ao coração pelas veias pulmonares (6), rico em oxigênio e pobre em gás carbônico, sendo recebido assim pelo lado esquerdo do coração,no Átrio Esquerdo (7), que o envia ao Ventrículo Esquerdo (8) através da Valva Mitral, no Ventrículo Esquerdo ocorre a contração ventricular que faz com que o sangue saia do Ventrículo e seja encaminhado a Artéria Aorta (9), através da Valva Aórtica. Essa Artéria então será a responsável por distribuir o sangue rico em oxigênio a todas as partes do corpo (10), para que elas possam fazer suas funções normalmente.

 

Nossos diferenciais

Centro de Cuidados Avançados em  Doenças Cardíacas

A Unidade de Terapia Intensiva específica, localizada no oitavo andar do prédio do Hospital possui oito amplos leitos para receber crianças com cardiopatias ou doenças neurológicas com equipamentos modernos e uma equipe altamente especializada.

É um espaço de classe mundial com tecnologia de ponta comparada aos grandes centros internacionais e um corpo de médicos e enfermagem altamente treinado e especializado, exclusivamente dedicado aos cuidados a crianças com quadros clínicos graves, do recém-nascido ao adolescente.

O espaço, inaugurado em 2018, também concentra o  trabalho realizado pelo ECMO Team Sabará, grupo especializado no suporte de vida extracorpóreo ECMO (Oxigenação por Membrana Extracorpórea), uma sofisticada tecnologia que substitui temporariamente a função do coração e dos pulmões, ampliando decisivamente a possibilidade de sobrevivência de crianças em estado crítico. Saiba Mais sobre ECMO

Serviço de Perfusão

A circulação extracorpórea (CEC) é uma das partes fundamentais da cirurgia cardíaca, colaborando grandemente para o sucesso dos procedimentos.

Uma CEC realizada com excelência torna a recuperação pós operatória melhor e mais rápida.

 

 

Consciente disto, o Sabará Hospital Infantil possui biomédico perfusionista próprio, treinado nos melhores centros mundiais, utilizando protocolos específicos para o manejo da CEC.

Contamos também com o mais moderno e avançado aparelho de CEC do mundo, utilizando todos os recursos disponíveis para garantir a segurança e sucesso da cirurgia cardíaca pediátrica.

Programas e Serviços

Os profissionais do Departamento de Cardiologia do Sabará Hospital Infantil sabem exatamente como lidar com todos os aspectos presentes na descoberta de um problema cardíaco, oferecendo não só o que há de mais moderno em técnicas para diagnóstico, tratamentos e cirurgias, como também o melhor acolhimento e humanização em todas as etapas da caminhada para o paciente e sua família.

Essa equipe altamente qualificada e pronta para oferecer atendimento humanizado e com excelência técnica é apenas um dos fatores que credenciam o Sabará Hospital Infantil como referência nacional no atendimento a pacientes com problemas cardiológicos, nas diversas subespecialidades em vários programas e serviços.

Equipe de reconhecimento mundial

Em relação aos nossos médicos especialistas do Departamento de Cardiologia, trata-se de um grupo com ampla participação no cenário científico nacional e internacional. São profissionais com formação sólida e treinamento nos melhores centros, e possuem intensa atuação nas sociedades científicas e congressos. Nossos especialistas também são reconhecidos pelas aulas que ministram e trabalhos apresentados.

Retaguarda de especialistas

Temos uma equipe de cerca de 300 médicos de 35 especialidades que dá suporte aos nossos pacientes internados, sempre que houver necessidade. Médicos cardiologistas, nefrologistas, neurologistas, imunologistas, infectologistas e nutrólogos, por exemplo, fazem parte da nossa Retaguarda de Especialistas. Eles podem ser acionados pelo médico responsável pelo paciente internado e comparecerão ao hospital para avaliação da criança dentro de um prazo pré-determinado. Além disso, há os médicos plantonistas, hospitalistas e diaristas – todos pediatras – que estão sempre presentes no Hospital (na Unidade de Internação ou UTI) para dar atendimento contínuo e horizontal aos nossos pacientes.

 ECMO / ECLS

 

ECMO funciona como um coração artificial e um pulmão artificial para o paciente, usando um circuito de tubos, bomba, oxigenador e aquecedor que fica instalado fora do corpo do paciente. A Oxigenação da Membrana Extracorpórea (ECMO) é uma tecnologia sofisticada que salva vidas porque imita a função natural do coração e os pulmões, permitindo que o paciente poupe esses órgãos enquanto a cura acontece.

Pode ser utilizada em pós-operatório de cirurgia cardíaca, doenças pulmonares graves, quadros de insuficiência cardíaca, trauma ou infecção grave, entre outros usos.

O time de ECMO do Hospital Infantil Sabará é altamente especializado, com seus principais médicos treinados e certificados como ECMO Specialists pela ELSO (Extracorporeal Life Support Organization).

O Programa de ECMO do Sabará faz parte da ELSO (centro 488), sendo o único hospital infantil participante do Brasil.

Os resultados do Programa de ECMO da Instituição são notáveis, com as melhores taxas de sobrevida e alta hospitalar do país, comparáveis com os melhores centros mundiais.

Autor: Dra. Grace Bichara - CRM: 101325

Atualizado em: 25/3/2020