Centros de Excelência e Serviços / Departamento de Cardiologia

ECMO/ECLS

O que é ECMO/ECLS?

ECMO significa oxigenação por membrana extracorpórea. ECLS significa suporte de vida extracorpóreo.

A ECMO funciona como um coração artificial e um pulmão artificial para o paciente, usando um circuito de tubos, bomba, oxigenador e aquecedor que fica instalado fora do corpo do paciente.

ECMO é uma tecnologia sofisticada que salva vidas porque imita a função natural do coração e os pulmões, permitindo que o paciente poupe esses órgãos enquanto a cura acontece.

Pode ser utilizada em pós-operatório de cirurgia cardíaca, doenças pulmonares graves, quadros de insuficiência cardíaca, trauma ou infecção grave, entre outros usos.

A ECMO é usada somente depois que o tratamento convencional foi feito da melhor forma possível e mesmo assim não houve resposta satisfatória.

Durante a ECMO, geralmente os pacientes aparentam estar melhor, mas é preciso ter em mente que a pessoa ainda está muito doente.

Sabemos que tudo isso é bastante estressante para as famílias. A equipe de ECMO do Hospital Infantil Sabará está sempre disponível para ajudar com qualquer preocupação que você possa ter.

 

Tipos de ECMO

Existem dois tipos de ECMO: VA (Veno-arterial) e VV (Veno-venosa). Os termos VA e VV referem-se aos vasos sanguíneos usados no tratamento.

Na ECMO VA, um tubo é colocado em uma veia e uma artéria. VA é usado quando há problemas no coração e/ou circulação. Ela ajuda o coração e os pulmões a descansar para ficar melhor.

Na ECMO VV, um ou mais tubos são colocados em uma veia. VV é usado quando o problema é pulmonar. Às vezes, uma pessoa pode começar em VV e precisa ser mudado para VA. Em pacientes muito pequenos ou com dificuldade de acesso venoso adequado, o paciente com problema apenas pulmonar pode ser colocado em VA.

 

Quais são os riscos de ECMO?

Os médicos da equipe de ECMO irão discutir estes riscos com você, mas de forma geral, os principais:

1 – Hemorragia: pode ocorrer porque o sangue deve ser mantido anticoagulado para evitar que coagule na tubulação. Um remédio chamado heparina é dado para prevenir a formação de coágulos. Por vezes isso pode levar a hemorragia. A quantidade de heparina será observada de perto e serão tomadas medidas para resolver qualquer sangramento que acontecer. Se o sangramento aumentar, o paciente pode precisar de cirurgia. Se o sangramento ficar muito grande, a ECMO pode precisar ser interrompida. Não há nenhuma maneira de saber se o paciente teve dano cerebral devido a baixos níveis de oxigênio antes de ECMO. Se isto tiver acontecido, pode haver uma área machucada no cérebro que pode sangrar quando a heparina é usada.

2 – Infecção: este é um risco sempre que um tubo é colocado no corpo, especialmente dentro de um vaso sanguíneo. Nós observaremos de perto sinais de infecção. Antibióticos serão dados, se necessário.

3 – Transfusões: uma pessoa em ECMO vai precisar de produtos sanguíneos. O sangue utilizado vem do banco de sangue e é checado para possíveis doenças como hepatite e AIDS; no entanto, nenhum teste é 100% exato. Além disso, quando o sangue é dado há um risco de reação adversa. Na maioria dos casos, isso pode ser tratado com medicações.

4 – Embolia: pequenos coágulos ou bolhas de ar podem entrar no sangue dos tubos. Às vezes, podem causar lesão para outras partes do corpo e até mesmo ser fatal. Muitas medidas de segurança são tomadas para evitar a embolia.

5 – AVC (“derrame cerebral”): a artéria carótida é usada na VA ECMO. Esta artéria é um dos vasos que levam o sangue para o cérebro. Durante ou após a ECMO essa artéria pode obstruir. Os riscos a longo prazo não são conhecidos e um aumento de chance de acidente vascular cerebral pode ocorrer quando a pessoa envelhece. Além disso, tanto os sangramentos como as embolias descritas acima podem provocar AVC.

6 – Morte: infelizmente a ECMO não pode curar a todos. Na maioria dos casos, o risco do paciente morrer sem a ECMO é maior do que o risco de morrer com ela. Tenha em mente que a equipe de ECMO é bem treinada, muito competente em lidar com as máquinas, complicações e emergências que podem ocorrer.

 

Como uma pessoa é colocada em ECMO?

Se o seu filho precisa de ECMO, o médico irá conversar com você e informá-lo sobre os riscos. Você terá que assinar um formulário de consentimento antes da ECMO ser iniciada. Um cirurgião especialmente treinado, juntamente com uma equipe especializada, irá colocar os tubinhos. Antes do procedimento começar, será dada medicação para sedar o paciente, garantindo o conforto.

Na ECMO VA, uma cânula será colocada numa veia grande e outra numa artéria. Na ECMO VV, os tubos são colocados apenas em uma veia grande. Esses tubos são ligados à máquina de ECMO. Um raio-x é feito para garantir que eles estejam no lugar certo. O paciente na máquina de ECMO geralmente permanecerá na máquina de respiração (respirador). Isto tornará mais fácil remover os fluidos dos pulmões e dar pequenas respirações para manter os pulmões trabalhando e ajudar na recuperação.

 

A Máquina ECMO

O sangue flui através dos tubos e é empurrado pelo movimento de rotação da bomba. A velocidade do sangue vai depender, entre outras coisas, de quão rápido a bomba gira. No início o fluxo pode ser alto, pois a máquina está fazendo a maior parte do trabalho cardíaco e/ou respiratório. Conforme seu filho for melhorando, o fluxo será lentamente menor, já que menos suporte será necessário. A quantidade de tempo que o processo levará depende de como o coração e os pulmões forem se recuperando. Além da bomba, o sangue passa por um pulmão artificial (oxigenador – membrana) que coloca oxigênio no sangue e remove o dióxido de carbono. O sangue é então aquecido à temperatura do corpo e devolvido ao paciente através da cânula de retorno. Você pode notar que o sangue vindo do seu filho vai ser escuro porque contém pouco oxigênio. O sangue que retorna para ele é vermelho brilhante, pois carrega muito oxigênio.

 

Quem vai cuidar de meu filho?

Depois que seu filho é colocado em ECMO, os médicos da unidade de terapia intensiva irão atuar em estreita colaboração com uma equipe médica especialista em ECMO, além de vários médicos especialistas. Junto com a enfermeira ou técnica de enfermagem que cuidará do seu filho e do fisioterapeuta respiratório, você vai ver um enfermeiro ou perfusionista especialista em ECMO sempre ao lado dele. Todos estes profissionais são especialmente treinados. Há também pessoas que estarão lá para cuidar de você e sua família. Solicite o acompanhamento da equipe de psicologia hospitalar.

 

Quais medicamentos serão dados?

Enquanto o paciente estiver em ECMO, medicações específicas poderão ser administradas. Além das medicações gerais, algumas medicações poderão ser suspensas após o início da ECMO.

As medicações iniciadas podem incluir:

  • Heparina – impede a coagulação do sangue na tubulação
  • Antibióticos – prevenir ou tratar a infecção
  • Sedativos e analgésicos – limitar o movimento, evitar agitação, dor e melhorar o sono
  • Lasix – ajudar os rins a eliminar líquidos
  • Eletrólitos – sais e açúcares para manter o corpo em equilíbrio
  • Produtos derivados do sangue – corrigir anemia e distúrbios de coagulação

 

Desmame da Máquina de ECMO

O desmame da ECMO é feito quando o coração e/ou pulmões estão melhores. O desmame e os trialls-off vão ajudar a saber se os pulmões e o coração são capazes de trabalhar adequadamente de novo. A velocidade do sangue através da bomba de ECMO é diminuída e com a ajuda da máquina a respiração é aumentada. Quando o coração e os pulmões tiverem melhorado o suficiente, a ECMO é parada.

Os tubos são retirados dos vasos sanguíneos durante uma cirurgia que é muito semelhante a quando foram colocados. O lugar onde estão os tubos é fechado com pontos e um curativo é feito no local. Pode haver uma cicatriz, que geralmente vai melhorando com o tempo.

Quando seu filho estiver fora de ECMO, o ventilador mecânico e medicações para o coração e circulação ainda serão necessários até que ele fique melhor.

 

Nutrição

Enquanto em ECMO, seu filho vai receber toda a nutrição necessária para energia e cura. A alimentação poderá ser feita através da veia ou de um tubo colocado no nariz ou na boca que vai para dentro do estômago. Se você está amamentando seu bebê, fale com a enfermeira sobre a retirada e armazenamento do leite para este uso futuro.

 

O que fazer para ajudar?

A família desempenha um papel importante na recuperação. Enquanto em ECMO, existem algumas atitudes que os pais podem fazer:

  1. Traga fotografias ou brinquedos.
  2. Toque seu filho delicadamente e fale com ele. Se você tem medo de tocar o seu filho ou tem dúvida se é o momento adequado, pergunte à enfermeira ou ao especialista em ECMO.
  3. Cuide de si mesmo! Comer bem e descansar bastante. Ficar doente ou abatido não vai ajudar.
  4. Chame a equipe de ECMO sempre que precisar. Estamos sempre felizes em falar com os familiares e responder perguntas.

Estaremos todo o tempo trabalhando incansavelmente para que seu filho se recupere.

 

Autor: Dra. Grace Bichara - CRM: 101325

Atualizado em: 25/3/2020