Campanha de vacinação contra o sarampo vai até o dia 13 de março

O Ministério da Saúde lançou no dia 10 de fevereiro a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, cuja meta é vacinar 3 milhões de crianças e adolescentes de 5 a 19 anos. O Dia D da vacinação será no dia 15 de fevereiro, para alertar os pais sobre os riscos de não vacinar os filhos.

Em 2019 foram registrados 18,2 mil casos de sarampo no País, com 14 mortes em São Paulo e uma em Pernambuco. No ano passado ocorreram as duas primeiras etapas da campanha, que faz parte de uma estratégia nacional para interromper a transmissão do sarampo e eliminar a circulação do vírus.

 

Leia também: Sarampo – como proteger o seu filho

 

Esquema de vacinação

Atualmente, a recomendação é que as crianças a partir dos 6 meses até um ano sejam vacinadas com a tríplice viral. Aos 12 meses, devem receber novamente uma dose desta vacina. E, aos 15 meses, devem receber a tetraviral.

A vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde de São Paulo. Em caso de dúvida, leve a carteirinha de saúde do seu filho para que um profissional habilitado verifique se há necessidade ou não de vacinação.

A vacinação contra o sarampo segue o calendário normal para as outras faixas etárias.

 

Fontes:

https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/vigilancia_em_saude/index.php?p=278134&amp

http://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2020-02/ministerio-da-saude-lanca-campanha-contra-sarampo

 

Autor: Mariana Setubal

Atualizado em: 13/2/2020