Sobre nós

Quem somos

Em 1962 o Sabará Hospital Infantil foi fundado por um grupo de pediatras oriundos das melhores escolas médicas de São Paulo. A credibilidade médica daqueles pioneiros foi emprestada ao Hospital, que, ao longo dos anos, consolidou a imagem de compromisso ético, excelência técnica e humanismo no atendimento médico às crianças de São Paulo.

A qualidade e a dedicação daqueles pediatras, que foram seguidos e substituídos por outros, complementados por uma extensa gama de médicos especialistas, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, nutricionistas, farmacêuticos, dentistas e outros profissionais especialmente dedicados à saúde da criança e do adolescente, até hoje são a marca que distingue e diferencia o Sabará.

Muitas esperanças são depositadas nesses profissionais, que, além dos aspectos técnicos, precisam compreender e intervir sobre as expectativas de pais aflitos, aliviar o medo de crianças sofridas, irrigar com esperança aqueles desamparados e, por que não, compartilhar a dor e a frustração das limitações da ciência médica.

Desvendar os mistérios das doenças, explorar e interpretar as formas de expressão das crianças, compreender a dinâmica familiar, proteger a criança de ambientes familiares muitas vezes inóspitos é somente parte dos enormes desafios que esses profissionais têm de enfrentar todos os dias.

 

Profissionais únicos

Quantos de nós poderiam enfrentar a tragédia da morte de uma criança, ou a pressão emocional e compreensivelmente irracional de pais vivenciando a doença de um bebê? Quantos teriam a coragem de assumir a responsabilidade integral e inalienável sobre a vida de alguém em quem depositamos todas as nossas maiores esperanças? Somente pessoas vocacionadas, com compaixão e dispostas a submeterem-se a um treinamento longo e estressante, são capazes de assumir tamanha responsabilidade.

A plena execução da missão da Fundação José Luiz Egydio Setúbal, através da atuação do Sabará Hospital Infantil, a casa de todos aqueles que se dedicam a cuidar integralmente da saúde das crianças, é o maior tributo que podemos prestar a esses profissionais que, em todas as sociedades desenvolvidas, são reverenciados por cuidar de nosso futuro, de nosso legado.