Pesquisa e Ensino – Instituto PENSI

 

 

O Instituto PENSI – Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil é uma associação e sem fins lucrativos fundada em 2012 com o objetivo de produzir e disseminar conhecimento em Saúde Infantil, incorporada na missão da Fundação José Luiz Egydio Setúbal (JLES) e respeitando seus valores. Todo o trabalho é realizado por meio dos diferentes Núcleos: Pesquisa, Ensino, Projetos Sociais, Autismo e Voluntariado, que têm estrutura própria, mas atuam em colaboração contínua com Sabará Hospital Infantil.

Ensino: O Centro de Ensino e Educação Continuada do Instituto PENSI tem suas atividades focadas no aprimoramento dos profissionais da saúde, por meio da promoção e realização de congressos, simpósios e cursos atualização, presenciais ou à distância. Além dos eventos científicos, organiza estágios, Programas de Residência Médica e Pós-Graduação.

Pesquisa: O Centro de Pesquisa do Instituto PENSI desenvolve pesquisas clínicas, observacionais e epidemiológicas, através de incentivos ao seu corpo clínico interno e parcerias com indústria farmacêutica e outras instituições de pesquisa.

Voluntariado: O Voluntariado tem a missão de ajudar as crianças e suas famílias em caso de hospitalização, enfrentando positivamente o desafio neste momento tão delicado e fora da rotina dos pacientes.

Programa Autismo e Realidade: Tem o objetivo de difundir conhecimento atualizado sobre o autismo, com campanhas e atividades, melhorando a capacidade de adaptação e qualidade de vida das pessoas com autismo e seus familiares.

Blog Saúde Infantil: Textos escritos, em sua maioria, por especialistas de suas respectivas áreas e vinculados à Fundação José Luiz Egydio Setúbal, os temas são destinados a pais e cuidadores interessados em se informar sobre saúde, bem-estar e cuidados de crianças e jovens sob suas responsabilidades e educação.

Modelo de Gestão

Em 2010, tendo a visão da importância de uma infância saudável para uma sociedade melhor, o Dr. José Luiz instituiu a Fundação José Luiz Egydio Setúbalcomprometida com a missão de promover a saúde infantil por meio da assistência, desenvolvimento de pesquisas e disseminação do conhecimento. Alinhado a este propósito, dois anos mais tarde foi criado o Instituto PENSI – Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil, um centro gerador, tradutor e difusor do conhecimento científico para profissionais da saúde, educadores, famílias e sociedade em geral. A Fundação José Luiz Egydio Setúbal foi instituída pensando em sua perenidade. Parte do patrimônio instituidor foi o Sabará Hospital Infantil, que no modelo idealizado é o gerador de recursos financeiros para a Fundação.

Estes recursos devem, a critério do Conselho Superior, ser depositado num Fundo Patrimonial, e deste uma porcentagem será alocada para o Instituto Pensi realizar a missão da Fundação, ou seja gerar conhecimento em saúde infantil através de pesquisas e divulgar e disseminar conhecimentos por meio de redes sociais, ensino e educação. Deve também realizar projetos sociais além de capacitar voluntariado para trabalhar em organizações de saúde.

 

Presidente / President: Dra. Sandra Mutarelli Setúbal

Vice-Presidente / Vice President: Dr. José Luiz Egydio Setúbal

Diretora Executiva / Executive Director: Dra. Fátima Rodrigues Fernandes

 

Autor: Equipe Sabará

Atualizado em: 05/8/2019