Sabará promove festinha de aniversário na UTI - Hospital Sabará
Sabará promove festinha de aniversário na UTI
Hospital só de criança

Sabará promove festinha de aniversário na UTI

Yasmin e seus avós, com o bolo de aniversário

 

O aniversário de 6 anos de Yasmin não foi exatamente como a família planejava. Teve bolo, brigadeiro e decoração, mas tudo isso dentro de um quarto de UTI no Sabará. Isso porque a pequena tinha passado por uma cirurgia para retirada do tumor de Wilms, no rim, na véspera.

O tumor de Wilms, ou Nefroblastoma, ocorre geralmente em crianças, sendo raro em adultos. “Apesar de agressivo, se a cirurgia for efetuada respeitando todos os passos estabelecidos, e aliada a aplicação do protocolo de quimioterapia correto, há um potencial de cura total altíssimo”, explica o Dr. Luís Felipe Campos, cirurgião pediátrico que realizou a cirurgia de Yasmin em conjunto com Dra. Mônica Engelberg.

A pequena começou a apresentar dores abdominais na virada do ano, que a levaram ao pronto-socorro. No ultrassom, apareceu uma massa no rim com mais de 6 centímetros. Entre internação, exames e avaliação por especialistas, veio o diagnóstico. “Era um batalhão de médicos e enfermeiros que vinham diariamente ao quarto nos quatro dias que estivemos internados, ainda sem entender o que estava acontecendo porque parecia, e ainda parece, um grande pesadelo”, conta a mãe, Regiane.

A descoberta foi ao acaso, já que os sintomas que ela sentia não tinham relação com a doença. “Foi Deus que fez de uma forma para nos mostrar que ela tinha esse tumor”, diz a mãe, Regiane.

  

Yasmin teve a primeira alta e seguiram-se quatro sessões de quimioterapia. Depois, veio a cirurgia, agendada para o dia 11 de fevereiro. Os dias de internação foram intensos, de dor, medo e angústia. No dia de seu aniversário, com a decoração de princesas da Disney na festinha promovida pela equipe de hospitalidade do Sabará, a família conseguiu arrancar dois sorrisos da pequena Yasmin.

“Quanta delicadeza e carinho num momento tão difícil das nossas vidas. Obrigada por pensarem em todos os detalhes para atender com mega excelência todos os seus mini pacientes e papais. Sem palavras… Hoje não foi um dia de muitos sorrisos. Aliás, você só deu dois, mas este gesto tão nobre de carinho e cuidado ajudou a amenizar as dores e o sofrimento de estarmos em uma UTI pós cirurgia… Deus, como você é bom!”, escreveu a mãe no Instagram.

Yasmin teve alta do hospital no quarto dia após a cirurgia e segue fazendo as sessões de quimioterapia. Serão 34 semanas intensas de tratamento, mas com a expectativa de que a menina alegre e vaidosa volte a esbanjar energia.

 

Tags: humanização, rim, câncer, onco, câncer infantil, tumor, tumor de wilms, oncologista

Tire suas dúvidas pelo nosso Cuidador Virtual