Papo com especialistas: cardiologistas pediátricos falam sobre problemas no coração durante a infância - Hospital Sabará
Papo com especialistas: cardiologistas pediátricos falam sobre problemas no coração durante a infância
Notícias

Papo com especialistas: cardiologistas pediátricos falam sobre problemas no coração durante a infância

Doenças cardiovasculares em crianças? Sim, normalmente, associamos problemas no coração como uma questão de adultos e idosos, mas os defeitos cardíacos podem se apresentar também nos pequenos. E, infelizmente, os casos não são raros: um em cada cem nascidos vivos no Brasil tem uma malformação cardíaca.

Para ampliar a conscientização sobre o assunto, neste “Setembro Vermelho”, mês em que se celebra o Dia do Coração (29/09), compartilhamos, em nossas redes sociais, uma série de vídeos com os especialistas do Sabará Hospital Infantil falando sobre prevenção e tratamento das cardiopatias em crianças.

Reunimos aqui os principais conteúdos, para que você possa conferir com mais facilidade esse material. Uma oportunidade para conhecer alguns dos nossos profissionais da equipe de cardiologia e também para, junto com a gente, descobrir como cuidar do coração das crianças. Siga no papo!

Crianças cardiopatas e a importância da assistência integral

Entre os problemas mais comuns e graves que acometem o coração dos recém-nascidos está a cardiopatia congênita. Trata-se de qualquer anormalidade na estrutura ou função do coração que surge quando o órgão está sendo formado, o que ocorre durante as primeiras 8 semanas de gestação.

O diagnóstico ainda na barriga da mãe pode ser decisivo para a vida do bebê, pois, em algumas situações, cuidados específicos e intervenções precisam ser realizados ainda durante a vida intrauterina ou logo após o parto. No vídeo abaixo, a Dra. Lily Montalván, coordenadora do departamento de Cardiologia do Sabará, fala mais sobre isso, além de abordar como o acompanhamento multiprofissional pode ser essencial para garantir melhores condições de saúde para a criança na vida adulta. Assista ao vídeo!

E quais exames permitem o diagnóstico precoce?

A realização do pré-natal é fundamental para que mamãe e bebê tenham uma gestação saudável, recebendo atenção às suas necessidades e com oportunidade de prevenir ou detectar doenças. No caso das cardiopatias congênitas, durante o ultrassom morfológico do segundo trimestre de gravidez, em algumas situações, já é possível verificar se há malformação nos órgãos, incluindo o coração.

No entanto, há um exame ainda mais preciso para a detecção do problema: o ecocardiograma fetal. Feito por um cardiologista especializado, o exame permite uma melhor visualização do órgão, com a observação de dentro e fora do coração e também de suas estruturas como as câmaras (cavidades), válvulas e vasos. O Dr. Gustavo Fávaro, cardiologista e ecocardiografista pediátrico e fetal do Sabará, explica em qual período o exame pode ser feito durante a gestação e também reforça os benefícios do diagnóstico precoce. Confira abaixo:

O ecocardiograma fetal, realizado no Sabará Hospital Infantil, é referência em qualidade tanto na avaliação de rotina como no acompanhamento de casos mais complexos. Para agendar, entre em contato com o telefone (11) 3155-2800. Caso deseje consultar, no nosso site, você pode conferir os planos de saúde atendidos pelo nosso hospital.

Cirurgias cardíacas em crianças

Como o coração é um órgão tão complexo e vital que se forma logo no início da gestação, as malformações além de não serem raras, também são muito variadas. Defeitos podem aparecer tanto na função do órgão quanto na sua própria estrutura.

Dessa forma, o cuidado de crianças cardiopatas exige equipe e infraestrutura preparadas para atender as mais diversas necessidades que esses pacientes possam apresentar. A Dra. Beatriz Furlanetto, cirurgiã cardíaca pediátrica, comenta sobre a importância do atendimento em centros de referência para o tratamento desses casos, inclusive com preparo para a realização de procedimentos imediatamente após o parto, se for preciso. Acompanhe no vídeo:

Cateterismo cardíaco em bebês

No cuidado de crianças cardiopatas, outro procedimento comum é o cateterismo cardíaco. Realizada por meio de pequenas sondas flexíveis, a técnica pode ser utilizada como método terapêutico auxiliando o trabalho dos cirurgiões cardíacos. Além disso, também é usado no diagnóstico de alguma patologia, caso não tenha sido possível elucidar o problema por métodos não invasivos. O Dr. Salvador Andre Bavaresco Cristovão, cardiologista intervencionista do Sabará, explica a utilização da técnica no vídeo abaixo. Saiba mais:

Diferenciais do atendimento cardiológico do Sabará

Por sermos um hospital 100% pediátrico, desenvolvemos conhecimento na identificação e tratamento de doenças infantis consideradas raras e de difícil diagnóstico. O Sabará Hospital Infantil conta com uma infraestrutura hospitalar completa com tecnologia comparada aos grandes centros internacionais, para atender a criança cardiopata desde o nascimento até a adolescência.

Através do Programa de Cardiopatias Congênitas, temos oferecido atendimento integral aos nossos pacientes, com uma equipe multidisciplinar formada por cardiologistas pediátricos, cirurgiões cardíacos, anestesistas, psicólogos, entre outras especialidades. Além disso, quando é necessário realizar cirurgias, os cuidados pós-operatórios são feitos em UTI com intensivistas pediátricos preparados para o cuidado do paciente cardiopata, assim como nossas equipes de enfermagem e fisioterapia.

Outro diferencial do nosso atendimento é uma equipe treinada na aplicação da Oxigenação por Membrana Extracorpórea, conhecida como ECMO. A sofisticada tecnologia imita a função natural do coração e pulmões, o que tem permitido salvar a vida de muitas crianças. Somos o único hospital brasileiro a ter recebido o selo silver da ELSO – organização não governamental dedicada à pesquisa e regulamentação da terapia.

Nossos cardiologistas estão disponíveis para atendimento por telemedicina, e os agendamentos podem ser feitos pelo nosso site. Através das teleconsultas, você pode tirar dúvidas com os nossos especialistas ou pedir uma segunda opinião sem sair de casa.

Para saber mais sobre doenças cardíacas em crianças e conhecer o nosso atendimento, acesse:

Pré-natal: identificar malformação no coração ainda na gestação pode ser decisivo para a vida do bebê

Cardiopatia Congênita | Conheça a história da Valentina

Programa de Cardiopatias Congênitas

Equipe feminina lidera programa ECMO do Sabará

1ª UTI pediátrica privada do Brasil: uma revolução na saúde infantil que começou com o Sabará

Open chat
Cuidador Virtual