Enfermeira da Qualidade recebe prêmio internacional - Hospital Sabará

Enfermeira da Qualidade recebe prêmio internacional

O protocolo de sepse implementado no Sabará em 2018 foi o responsável pela premiação de Gisely Schrot, enfermeira da Qualidade Assistencial do Sabará Hospital Infantil. A cuidadora foi a vencedora do prêmio “Erin’s Campaign for Kids (ECK) Nursing Award” na categoria Enfermeira Internacional.

A premiação, promovida pela instituição Sepsis Alliance, reconhece profissionais de saúde que demostram excelência em seu trabalho e um compromisso de melhorar os resultados entre pacientes com sepse.

“Estou orgulhosa de receber esse reconhecimento pelo trabalho desenvolvido para a qualidade e segurança dos pacientes. Agradeço à equipe do Sabará pela parceria neste projeto. No futuro, espero que a população esteja melhor preparada para o reconhecimento precoce da sepse”, diz Gisely.

“Ficamos impressionados com o seu trabalho de implementação do protocolo de sepse no Sabará Hospital Infantil, seu compromisso de melhorar o atendimento ao paciente e a dedicação para disseminar a conscientização sobre a sepse”, disse o texto da premiação.

 

Protocolo de sepse

Sepse é uma inflamação generalizada do próprio organismo em resposta a uma infecção que pode estar em qualquer órgão.

Implementado em 2018, o protocolo de sepse do Sabará Hospital Infantil serve para diagnosticar e tratar rapidamente um quadro de sepse. O tratamento rápido pode salvar vidas! Por isso, os cuidadores de todos os setores do hospital (Pronto-Socorro, Unidade de Internação e UTI) foram treinados para identificar um quadro de sepse e atuar para que o “Kit sepse” seja realizado em até 1 hora, com priorização destes pacientes.

Este “kit” inclui administração de volume, coleta de exames e administração de antibiótico. Para que tudo seja feito dentro do tempo preconizado, diferentes áreas precisam estar bem orquestradas, como a enfermagem, o laboratório clínico, a farmácia e o corpo clínico.

A equipe de Qualidade Assistencial acompanha todos os pacientes que entram no protocolo, checa se a documentação foi corretamente preenchida e dá feedback aos cuidadores envolvidos para garantir sempre o preenchimento correto.

Em junho, houve adesão de 100% dos protocolos – ou seja, os casos diagnosticados receberam o tratamento correto no prazo preconizado.

 

Erin’s Campaign for Kids (ECK) Nursing Award

A campanha “Erin’s Campaign for Kids” foi criada nos Estados Unidos após a morte de Erin, uma menina de 23 anos, em decorrência de uma sepse após uma cirurgia eletiva. O objetivo da campanha é combater a alta incidência de sepse em crianças. Nos Estados Unidos, estima-se que mais de 18 crianças morrem por dia devido à doença, cerca de 6.800 mortes de crianças por ano.

A “Erin’s Campaign for Kids” promove programas de treinamento a enfermeiros e outros profissionais de saúde, que ajudam a identificar e tratar a doença, além de prêmios por boas práticas na área, como este recebido por Gisely.

Autor: Mariana Setubal

Atualizado em: 30/7/2018