Enfermeira apresenta trabalho em simpósio de Estomaterapia - Hospital Sabará
Enfermeira apresenta trabalho em simpósio de Estomaterapia
Aconteceu

Enfermeira apresenta trabalho em simpósio de Estomaterapia

A enfermeira Lilian Sayuru Onaga, estomaterapeuta e presidente do Núcleo de Pele Institucional do Sabará Hospital Infantil apresentou um trabalho no II Simpósio de Estomaterapia do Sudeste, realizado no Rio de Janeiro no início de setembro.

O trabalho consistia em um relato de experiência sobre a implantação do Núcleo de Prevenção e Tratamento de Lesões de Pele no Sabará Hospital Infantil, em 2017.

O marco inicial para a criação do Núcleo foi o acompanhamento de uma lesão de pele decorrente do uso de gesso após aplicação de toxina botulínica. Por decisão familiar, optou-se pelo uso de curativos tópicos. A indicação dos mesmos e o acompanhamento da lesão foram realizados por um grupo de enfermeiros com interesse na área de estomaterapia, resultando na regeneração total da lesão, propiciando um tratamento menos invasivo ao paciente (em comparação ao enxerto autólogo, que seria a primeira opção de tratamento) e com qualidade técnica.

O grupo faz reuniões mensais e já elaborou protocolos de prevenção e tratamento de lesões, construiu um instrumento de avaliação e acompanhamento de lesões junto ao prontuário do paciente, criou indicadores de lesões de pele e estabeleceu auditorias periódicas nas Unidades de Internação e UTIs. A implantação deste Núcleo de Pele propiciou melhora na qualidade de atendimento ao paciente do Sabará pela padronização de condutas, fluxos de atendimento e seguimento de protocolos.

O trabalho apresentado contou com as enfermeiras co-autoras Sabrina Aparecida Fonseca, Thaís Oliveira Franco, Mônica Balbino Gomes e Aline Rodolfo Lopes.

Tags: enfermeiro, enfermagem, pele, lesão, lesão de pele, estomaterapia, enfermeira

Tire suas dúvidas pelo nosso Cuidador Virtual