Visão geral - Hospital Sabará
 
Centros de Excelência e Serviços / Divisão de Neuropediatria

Visão geral

A Neurologia Infantil é a especialidade clínica que avalia o sistema nervoso central (cérebro, cerebelo e tronco encefálico) e periférico (nervos) das crianças. É o médico especialista no assunto, conhecido como neurologista infantil ou neuropediatra, que avalia todo o desenvolvimento da criança, desde o nascimento até a adolescência, incluindo suas aquisições motoras, cognitivas e de linguagem.

Oferecemos serviços clínicos avançados, pertinentes à especialidade de neurologia infantil.

Entre os casos que nos chegam e que são cuidados por equipes dedicadas estão:

  • Epilepsia
  • Infecções de sistema nervoso (meningite e encefalite)
  • Alteração do tamanho e da forma da cabeça
  • Atraso do desenvolvimento neuropsicomotor (deficiência mental, paralisia cerebral, autismo, etc.)
  • Paralisia cerebral
  • Autismo
  • Síndromes genéticas
  • Dificuldades de linguagem
  • Dificuldade escolar
  • Dores de cabeça ou cefaleia
  • Hiperatividade e déficit de atenção (TDAH)

Algumas crianças são encaminhadas ao Centro de Excelência, em consultas com neurologistas, após passarem pelo Pronto-Socorro. Há pacientes que estão internados no Sabará por outras causas pediátricas, sendo atendidos pelos profissionais de Neurologia, se necessário. Além disso, enquanto o paciente está internado, já é iniciada uma ampla investigação multidisciplinar que é prosseguida no ambulatório.

O Departamento de Neurologia do Sabará Hospital Infantil recebe crianças e adolescentes de vários lugares do País com todos os tipos de distúrbios neurológicos e de desenvolvimento. Desde o momento do diagnóstico até as etapas do processo de tratamento, oferecemos apoio para ajudar cada criança a atingir seu pleno potencial.

 

Criança não é adulto pequeno

Existem patologias que são mais comuns na faixa pediátrica, especialmente no que diz respeito às anormalidades no desenvolvimento neuro-psico-motor, como as doenças genéticas. Isso porque é nessa fase do desenvolvimento do Sistema Nervoso Central que as anormalidades podem se manifestar, principalmente até o final da adolescência, quando o amadurecimento desse sistema já se encontra em seu estado pleno.

A escuta profissional do pediatra é diferenciada em relação à clínica do adulto. Muitas das informações não são colhidas diretamente com o paciente, mas sim a partir de relatos dos familiares e cuidadores. É fundamental o profissional ter habilidade para fazer as perguntas corretas no sentido de chegar a um diagnóstico acurado.

O olhar do pediatra tem um refinamento extra em relação ao olhar clínico para a população adulta. Muitos dos diagnósticos que hoje se percebe na população adulta foram feitos em algum momento da infância. Por exemplo, uma criança que teve uma convulsão febril, na idade adulta pode desenvolver um quadro epiléptico de difícil controle.

A população infantil, de maneira geral, é o grupo que tem maior estimativa de vida, com muitos anos pela frente. Assim, todo esforço é bem-vindo no sentido de se fazer o máximo pela criança.

Essa fase da vida é única, de modo que qualquer patologia ou qualquer doença que interfira no amadurecimento das estruturas em desenvolvimento pode ter repercussões importantes na vida adulta. Outro fato interessante é que, na criança, as reservas funcionais dos diferentes órgãos são menores do que no adulto, o que significa que o corpo é mais vulnerável a lesões irreversíveis. Quanto maior é a reserva funcional de um órgão, maiores a chances de ele se recuperar após uma lesão.

 

Por que um hospital exclusivamente pediátrico?

Um diferencial importante do Sabará Hospital Infantil é a infraestrutura específica para a população pediátrica. Isso vai desde o tipo de instrumentos e equipamentos que serão utilizados no cuidado com os pacientes até a qualidade do atendimento técnico dispensado a eles. Em todos os serviços, seja no Pronto-Socorro, Centro de Excelência, Centro de Diagnósticos ou Unidades de Internação, temos uma equipe multiprofissional com experiência em atender crianças.

A prática cotidiana com essa faixa etária cria uma atmosfera que aumenta muito a qualidade de cuidado no atendimento. Procedimentos que necessitariam sedação em outros serviços, como uma Tomografia, podem ser feitos sem a mesma, na medida em que a abordagem lúdica dos técnicos com essa população desenvolve a confiança do paciente e se serve dela para evitar ao máximo a necessidade de procedimentos mais invasivos.

 

Nossos diferenciais

A experiente equipe de profissionais do Sabará Hospital Infantil, envolvida com pesquisas e estudos sobre os temas da Neurologia Infantilatua de forma multiprofissional, somando habilidades e conhecimentos para oferecer as melhores abordagens para as crianças com atraso global do desenvolvimento, atraso na fala, epilepsia, sequelas de prematuridade, infecções cerebrais e doenças genéticas.

Nossa equipe, formada por neuropediatras, neurofisiologistas, neurocirurgiões, pediatras, intensivistas e neuroradiologistas, oferece cuidados altamente especializados e individualizados para identificar as alterações no desenvolvimento do seu filho e estabelecer um planejamento adequado das condutas terapêuticas.

Os profissionais estão sempre envolvidos em discussões sobre novas formas de diagnósticos e tratamentos, trabalhando juntos com outros profissionais da Medicina e cientistas de dentro e fora do Hospital, para buscarem avanços que se reflitam no atendimento aos nossos pacientes. Exemplo disso é a pesquisa conduzida pela equipe em relação a uma nova droga antiepiléptica, evidenciando a busca contínua por conhecimentos atualizados para novos tratamentos.

Pelo fato do Sabará ser referência para crianças, muitas vezes, causas raras no público infantil, como acidente vascular cerebral (AVC), também fazem parte de nosso grupo de pacientes, e merecem uma investigação etiológica detalhada com hematologistas, reumatologista, neuroradiologistas e neurocirurgiões.

Em nosso Hospital, o intercâmbio de novidades entre os especialistas e pediatras ocorre diariamente, alimentando a rede interna de informações que garante ao seu filho o melhor tratamento disponível para as questões neurológicas.

 

Centro de Cuidados Avançados em  Doenças Neurológicas

A Unidade de Terapia Intensiva específica, localizada no oitavo andar do prédio do Hospital possui oito amplos leitos para receber crianças com doenças neurológicas e cardiológicas com equipamentos modernos e uma equipe altamente especializada.

É um espaço de classe mundial com tecnologia de ponta comparada aos grandes centros internacionais e um corpo de médicos e enfermagem altamente treinado e especializado exclusivamente dedicado aos cuidados bastante específicos necessários às crianças com quadros clínicos extremamente graves, do recém-nascido ao adolescente.

Os profissionais do Departamento de Neurologia do Sabará Hospital Infantil sabem exatamente como lidar com todos os aspectos presentes na descoberta de um problema neurológico, oferecendo o que há de mais moderno em técnicas para diagnóstico, tratamentos e cirurgias, e também o melhor acolhimento e humanização em todas as etapas da caminhada para o paciente e sua família.

Essa equipe altamente qualificada e pronta para oferecer atendimento humanizado e com excelência técnica é apenas um dos fatores que credenciam o Sabará Hospital Infantil como referência nacional no atendimento a pacientes com problemas neurológicos, nas diversas subespecialidades.

 

Retaguarda de especialistas

Temos uma equipe de cerca de 300 médicos de 35 especialidades que dá suporte aos nossos pacientes internados, sempre que houver necessidade. Médicos cardiologistas, nefrologistas, neurologistas, imunologistas, infectologistas e nutrólogos, por exemplo, fazem parte da nossa Retaguarda de Especialistas. Eles podem ser acionados pelo médico responsável pelo paciente internado e comparecerão ao hospital para avaliação da criança dentro de um prazo pré-determinado. Além disso, há os médicos plantonistas, hospitalistas e diaristas – todos pediatras – que estão sempre presentes no Hospital (na Unidade de Internação ou UTI) para dar atendimento contínuo e horizontal aos nossos pacientes.

Dispomos de uma equipe de neuropediatras e neurocirurgiões em prontidão 24 horas por dia, 7 dias por semana, que prestam atendimento no Pronto-Socorro, Unidade de Internação e Unidade de Terapia Intensiva.

 

Serviços diagnósticos

Dispomos de equipe de neurorradiologia especializada em crianças, sendo possível realizar Ressonância Magnética e Tomografia Computadorizada dentro de nossas instalações a qualquer hora do dia.

Além disso, possuímos equipe de Neurofisiologia Clínica que nos permite a investigação aprofundada de toda patologia neurológica.

Agende agora sua consulta pelo nosso Cuidador Virtual