Divisão de Neuropediatria - Hospital Sabará
 
Centros de Excelência e Serviços / Divisão de Neuropediatria

Divisão de Neuropediatria

A Divisão de Neuropediatria do Sabará Hospital Infantil recebe crianças e adolescentes de vários lugares do País com todos os tipos de distúrbios neurológicos e de desenvolvimento. Desde o momento do diagnóstico até as etapas do processo de tratamento, oferecemos apoio para ajudar cada criança a atingir seu pleno potencial.

A Neuropediatria é complexa e desafiadora. Apesar de uma série de diagnósticos quase que exclusivamente neurológicos, esta é uma área da Medicina que possui intensa interface com inúmeras outras especialidades, como psiquiatria, endocrinologia, otorrinolaringologia, só para citar algumas.

Por esse motivo, nossos profissionais estão em constante interação com outras áreas, buscando uma abordagem transdisciplinar nos diagnósticos e tratamentos, somando esforços com equipes de fonoaudiologia, fisioterapia, entre outras.

Criança não é adulto pequeno

Existem patologias que são mais comuns na faixa pediátrica, especialmente no que diz respeito às anormalidades no desenvolvimento neuro-psico-motor, como as doenças genéticas. Isso porque é nessa fase do desenvolvimento do Sistema Nervoso Central que as anormalidades podem se manifestar, principalmente até o final da adolescência, quando o amadurecimento desse sistema já se encontra em seu estado pleno.

A escuta profissional do pediatra é diferenciada em relação à clínica do adulto. Muitas das informações não são colhidas diretamente com o paciente, mas sim a partir de relatos dos familiares e cuidadores. É fundamental o profissional ter habilidade para fazer as perguntas corretas no sentido de chegar a um diagnóstico acurado.

O olhar do pediatra tem um refinamento extra em relação ao olhar clínico para a população adulta. Muitos dos diagnósticos que hoje se percebem na população adulta deveriam ter sido feitos em algum momento da infância. Uma criança que teve uma convulsão febril, por exemplo, na idade adulta pode desenvolver um quadro epiléptico de difícil controle.

A população infantil, de maneira geral, tem muitos anos pela frente. Assim, todo esforço é bem-vindo no sentido de se fazer o máximo pela criança.

Essa fase da vida é única, de modo que qualquer patologia ou qualquer doença que interfira no amadurecimento das estruturas em desenvolvimento pode ter repercussões importantes na vida adulta. Outro fato interessante é que, na criança, as reservas funcionais dos diferentes órgãos são menores do que no adulto, o que significa que o corpo é mais vulnerável a lesões irreversíveis. Quanto maior é a reserva funcional de um órgão, maiores a chances de ele se recuperar após uma lesão.

Especialistas em crianças têm uma abordagem humanizada, os profissionais mantêm uma conversa franca e aberta com pais ou responsáveis para possibilitar à criança uma pronta reabilitação dentro do que estiver ao nosso alcance.

 

Por que um hospital exclusivamente pediátrico?

Um diferencial importante do Sabará Hospital Infantil é a infraestrutura específica para a população pediátrica. Isso vai desde o tipo de instrumentos e equipamentos que serão utilizados no cuidado com os pacientes até a qualidade do atendimento técnico dispensado a eles. Em todos os serviços, seja no Pronto-Socorro, Centro de Excelência, Centro de Diagnósticos ou Unidades de Internação, temos uma equipe multiprofissional com experiência em atender crianças.

A prática cotidiana com essa faixa etária cria uma atmosfera que aumenta muito a qualidade de cuidado no atendimento. Procedimentos que necessitariam sedação em outros serviços, como uma Tomografia, podem ser feitos sem a mesma, na medida em que a abordagem lúdica dos técnicos com essa população desenvolve a confiança do paciente e se serve dela para evitar ao máximo a necessidade de procedimentos mais invasivos.

 

Open chat
Cuidador Virtual