Impedâncio-pH-metria esofágica
O que é
O exame de impedância intraluminal esofágica permite a identificação dos episódios de refluxos independente do pH. Além de permitir a identificação do tipo de material refluído: líquido, gasoso ou misto, e a altura dos episódios de refluxo: proximal, médio ou distal.
O exame de impedância pode ser realizado junto da manometria esofágica quando se quer avaliar os distúrbios de motilidade do esôfago ou associado à pH-metria esofágica.
A vantagem da realização do exame de impedância associada ao exame de pH-metria é na identificação dos episódios de refluxo fracamente ácido (pH 4-7), que não são identificados no exame de pH-metria esofágica.
Outra grande vantagem deste exame é permitir a correlação entre os episódios de refluxo ácido e fracamente ácido com as manifestações extradigestivas da doença do refluxo gastroesofágico, como: tosse, rouquidão, apneia e asma.
É indicado nos seguintes casos:
- Investigação da doença do refluxo gastroesofágico em lactentes;
- Correlação sintomática dos episódios de refluxos ácidos e fracamente ácidos com os sintomas extraesofágicos (tosse, apneia, asma, otite, laringite);
- Na investigação da manutenção de sintomas de DRGE (doença do refluxo gastroesofágico) na vigência do uso de medicação antissecretora. Neste caso, o exame deve ser realizado sem que o paciente interrompa o tratamento;
- Investigação de aerofagia;
- Crianças submetidas a fundoplicatura.
[TABS_R id=3200]