Broncoscopia
O que é
Broncoscopia refere-se ao exame das vias respiratórias, podendo incluir a avaliação de laringe, traqueia e brônquios, com auxílio de um aparelho denominado broncoscópio. É realizado por um médico, junto a um anestesiologista. Serve para detectar alterações como sinais inflamatórios, obstruções, deformidades, tumores, corpos estranhos, entre outros. Permite coleta de material líquido e biópsias, além de remover corpos estranhos e tratar estreitamentos.
Eunice Komo Chiba
Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo com residência médica em Pediatria no Instituto da Criança da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Estágio de Endoscopia Geral no Serviço de Endoscopia e Broncoesofagologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Título de especialista em Endoscopia Peroral pela Sociedade de Endoscopia Peroral e Endoscopia Digestiva pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva.
Simone Stefanuto de Oliveira
Graduada pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo com residência em Clínica Médica (Clínica Geral) na Santa Casa de São Paulo. Residência em Gastroenterologia Clínica na Santa Casa de São Paulo. Especialização em Endoscopia Peroral no Serviço de Endoscopia Peroral da Santa Casa de São Paulo. Aperfeiçoamento em Endoscopia Digestiva Alta e Colonoscopia no Cedir – Centro de Endoscopia Digestiva e Respiratória da Unifesp/Escola Paulista de Medicina. Realizou treinamento de Médicos Residentes em Endoscopia Digestiva Alta no Hospital do Servidor Público Municipal entre 2009 e 2012. Realiza treinamento de médicos residentes em Broncoscopia no Cedir – Centro de Endoscopia Digestiva e Respiratória da Unifesp/Escola Paulista de Medicina desde 2004.
O exame é realizado sob anestesia geral, isto é, sem que o paciente perceba. A introdução do aparelho faz-se através da cavidade nasal ou oral, que percorre o trajeto do ar até os brônquios. Dura em média todo o processo de 30 a 60 minutos. Após o exame é comum sensação de incômodo nasal e na garganta, tosse e cansaço passageiros. Pico febril com calafrios também pode ocorrer na recuperação. A alta ocorre após um período de recuperação, que pode variar entre duas e seis horas, se não houver intercorrências.