Campanha de vacinação começou neste sábado em São Paulo

Começou neste sábado (04/08) a campanha de vacinação contra Sarampo e Poliomielite no Estado de São Paulo. Em outras regiões do País, a campanha começou na segunda-feira (6) e vai até o dia 31 de agosto.

Crianças de 1 a 5 anos incompletos devem ser vacinadas durante a campanha. O Ministério da Saúde recomenda a vacinação mesmo para quem já tem o esquema vacinal completo, como um reforço.

O objetivo da campanha é vacinar 95% das crianças de 1 a 5 anos incompletos, ou seja, mais de 11 milhões de crianças. O intuito é vacinar as que nunca tomaram a dose, completar o ciclo de imunização e aplicar doses de reforço.

As vacinas serão distribuídas gratuitamente das 8h às 17h nas Unidades Básicas de Saúde.

Saiba por que é tão importante vacinar

Veja o calendário de vacinação

 

Se a criança já tomou as duas doses da vacina Tríplice Viral (SCR), que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola, deve tomar novamente a vacina?

Este ano, devido aos surtos de sarampo nos estados de Amazonas e Roraima, todas as crianças dentro da faixa-etária estabelecida (1 a 5 anos incompletos) poderão ser imunizadas, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias. As que já estão com o esquema vacinal completo poderão receber um reforço. A vacina contra o sarampo utilizada na campanha é a Tríplice Viral.

Todas as crianças serão vacinadas contra a pólio?

Sim, todas as crianças dentro da faixa etária de 1 a 5 anos incompletos. Crianças que nunca foram imunizadas contra a pólio receberão a Vacina Inativada Poliomielite (VIP), na forma injetável. Crianças que já receberam uma ou mais doses contra a pólio vão receber a Vacina Oral Poliomielite (VOP), na forma de gotinha.

 

Crianças acima de 5 anos e adultos podem ser vacinados nesta campanha?

O foco da campanha são as crianças de 1 a 5 anos incompletos, mas crianças mais velhas e adultos com até 29 anos que não têm duas doses de Tríplice viral devem procurar o posto de saúde posteriormente para regularizar a situação vacinal. Adultos entre 30 e 49 anos devem receber uma dose da Tríplice Viral. O adulto que não souber sua situação vacinal deve procurar o posto de saúde mais próximo para tomar as doses previstas para sua faixa etária.

 

O Sabará oferece a vacinação?

Não. Procure o posto mais próximo de você!

Autor: Mariana Setubal

Atualizado em: 03/9/2018