Agosto Dourado: Sabará Hospital Infantil comemora mês do aleitamento

Você sabe o que significa Agosto Dourado? Instituído no Brasil por meio da Lei 13.435, durante a 25ª Semana Mundial de Aleitamento Materno, em 2017 essa data simboliza a importância do aleitamento materno para os bebês e a cor dourada foi escolhida em alusão para o leite materno: um alimento padrão ouro para a saúde dos bebês.

E para comemorar essa data tão importante, o Sabará Hospital Infantil realizou um a ação de entrega de brindes para as mamães incentivando o aleitamento materno e mostrando a importância desse ato de amor tanto para os bebês quanto para as mamães.

Para se ter uma ideia, um recém-nascido chega a mamar de 7 a 8 vezes por dia, sendo que, nos três primeiros, a criança se alimenta basicamente do colostro, aquele líquido claro, gorduroso mas rico em imunoglobulinas, que são substâncias que protegerão o bebê a vida toda.

Entretanto, nem todos os bebês recebem o aleitamento necessário seja por problemas de saúde do bebê ou até mesmo da mãe, sendo assim primordial a doação de leite realizada por algumas mães.

A Organização Mundial da Saúde e também do  Ministério da Saúde  aconselham que qualquer criança pode, e deve, se alimentar apenas do leite materno nos seus seis primeiros meses de vida, não precisando comer ou beber mais nada – nem mesmo água ou chás, pois nele há tudo que o bebê necessita para estar nutrido, crescer e se desenvolver com saúde. O leite materno é o único alimento que fornece nutrientes importantes para o desenvolvimento cerebral, que combate infecções, alergias, pneumonias, fortalece os músculos, protege a criança contra bactérias e vírus, e evita diarreias.

Mas os benefícios são para as mamães também. Além de fortalecer o vínculo entre a mãe e o bebê, a amamentação diminui os riscos de a mulher desenvolver anemia, osteoporose, doenças cardíacas, câncer de mama e de ovário, depressão e hemorragia pós-parto, além ser um ato prazeroso e que aumenta a autoestima. A mulher que amamenta também tem menor risco de ter câncer de mama, ovário e endométrio, assim como menor risco de diabetes tipo 2 e recorrência da enxaqueca no 1º mês pós-parto, se a amamentação for exclusiva.

 

Sobre o Sabará Hospital Infantil                 

Instalado em um moderno edifício de 17 andares na Avenida Angélica, em São Paulo, opera segundo o conceito de “Children’s Hospital”. Este modelo assistencial conta com expertise de alta complexidade em todas as especialidades pediátricas e atua com equipe multiprofissional integrada de alta capacidade resolutiva na atenção à criança. Possui um dos maiores e mais respeitados centros de atendimento pediátricos do Brasil e seu Pronto-Socorro está entre os maiores do mundo, sendo reconhecido pelo excelente atendimento ao paciente e pelo pioneirismo nesta área, desde sua inauguração em 1962.

O Sabará foi o primeiro hospital exclusivamente pediátrico no estado de São Paulo a conquistar a acreditação pela Joint Commission International, (JCI) – o mais importante órgão acreditador de qualidade de instituições de saúde no mundo.