Promoção e Apoio ao Aleitamento Materno no Sabará

 

 

 

 

 

 

 

O Hospital Infantil Sabará, referência de atendimento pediátrico no Brasil, possui um grande desafio que é o de manter a oferta do leite materno em bebês e crianças durante o seu período de internação. O motivo da hospitalização pode variar desde um quadro agudo de bronquiolite até condições crônicas que envolvem situações de bebês prematuros, sindrômicos, acometidos neurologicamente e também com malformações craniofaciais. Apesar da especificidade de cada área envolvida no atendimento, uma equipe multidisciplinar é essencial para atender as necessidades da família em um momento tão delicado e particular da vida do bebê.

O fluxo de atendimento tem início com a presença diária do médico e da equipe de Enfermagem que atuam intensivamente com o bebê e seus familiares. Ainda que a criança permaneça na Unidade de Cuidados Intensivos, as mães são incentivadas a manter a oferta do seu leite aos bebês que ainda não conseguem mamar por meio da ordenha e armazenamento adequados. Para que isto seja possível, é fundamental a participação das equipes de Nutrição e de Enfermagem na coleta e estoque cuidadoso do alimento.

E para compor esse cenário, a equipe de Psicologia está sempre pronta para fornecer o acolhimento e cuidados especializados para os familiares neste momento delicado de internação. Tão logo o quadro clínico do bebê ou da criança melhore, a equipe de Fonoaudiologia é acionada para avaliar e acompanhar o bebê, a mãe e os familiares, com o objetivo de garantir a eficácia e sucesso com toda a segurança necessária da mamada no seio materno. Mesmo em condições adversas como casos de prematuridade extrema, cardiopatias ou malformações, os profissionais buscam sempre priorizar a mamada no seio, desde que em conformidade com as condições do bebê e o desejo materno.

O papel de cada equipe ao longo de toda a internação se define e segue a sua programação com base nas condições e no momento do bebê e da família, sendo tratada dentro de suas particularidades e necessidades específicas. Além da intervenção com os pacientes, o Sabará Hospital Infantil também se preocupa com os seus cuidadores e possui um espaço de acolhimento e de escuta voltado para atender as angústias e o sofrimento dos membros das equipes.

 

Autor: Denise Madureira – coordenadora de Fonoaudiologia do Sabará Hospital Infantil

Autor: Vanila Pontes

Atualizado em: 02/8/2019