5 razões por que é bom tossir

É normal ficar frustrado com a tosse das crianças. Mas tenha em mente que tossir é bom. Isso mesmo. “Explico a todos que a tosse tem importantes funções, e é normal tossir algumas vezes ao dia”, diz o Dr. Raí Watanabe, pneumologista do Sabará Hospital Infantil.

A tosse pode ser provocada por agentes infecciosos, por exemplo no resfriado comum, na gripe, coqueluche, pneumonia e tuberculose; porém, existem diversas outras causas como doença do refluxo gastroesofágico, asma, malformações diversas e medicamentos.

Entenda por que tossir é importante:

  1. Precisamos da tosse! Ela nos ajuda no processo de limpeza em cada resfriado. Se você não tossir, o muco entra no peito e é assim que a pneumonia acontece. Então, na maioria das vezes, tossir é normal. E você pode esperar pelo menos de 7 a 10 dias de tosse com os resfriados.
  2. Às vezes, se a criança tem tosse forte, ela pode engasgar e vomitar. Apesar de ser assustador, não tem problema e pode ser uma parte normal do processo. Sempre avise o médico se parecer que está piorando ou acontecendo com mais frequência. Ou se o seu filho apresentar uma nova febre ou parecer mais cansado.
  3. Quando a tosse está relacionada a doenças virais (resfriados) ela tende a acontecer mais à noite e no início da manhã. Isso tem a ver com a o gotejamento pós-nasal quando nos deitamos, já que a secreção acumulada na concha nasal e nos seios da face cai na garganta ao deitarmos. E de manhã a tosse limpa o muco que se instalou nas vias aéreas durante a noite.
  4. Às vezes, as pessoas se preocupam com a sensação de sentir a tosse no peito. Isso geralmente ocorre pela maneira como o ar passa pelo muco no nariz e vai até os pulmões (brônquios) e não significa necessariamente que algo está errado. Se seu filho está se sentindo bem, feliz e ativo, não precisa se preocupar.
  5. Não precisa se preocupar também se seu filho tossir alguma coisa molhada e depois engolir. Em geral, as pessoas querem que as crianças cuspam o muco, mas tudo bem se não o fizerem. Depois ele sai nas fezes, e por isso muitas pessoas ficam com as fezes mais moles quando estão resfriadas.

 

Quando se preocupar com uma tosse?

  • Olhos lacrimejantes são comuns durante resfriados. Mas é importante avisar ao médico se os olhos ficaram vermelhos, se coçam ou incomodam, ou ainda se o lacrimejamento se parece com pus.
  • Contate seu pediatra se a tosse durou mais de duas semanas, ou se há febre e ela dura mais de 3 a 4 dias. Ou ainda se a febre vai e volta.
  • Se a tosse está piorando ou a criança está com dificuldade de respirar, é melhor levar ao médico para fazer a ausculta.

Autor: Mariana Setubal

Atualizado em: 03/12/2018