Uretrocistografia miccional

O que é uma Uretrocistografia Miccional

O exame de uretrocistografia miccional avalia o tamanho e a forma da bexiga e da uretra, que é o canal de onde sai a urina. Este procedimento é indicado principalmente para pesquisar se uma criança tem refluxo vesicoureteral – uma condição em que a urina da bexiga volta para cima, em sentido inverso, muitas vezes, até o rim. Este exame pode ser solicitado para crianças que apresentam infecções do trato urinário de repetição ou que tiveram pielonefrite. Também pode ser indicado em casos de suspeita de obstrução da uretra ou dilatação dos rins (hidronefrose).

O exame é realizado por meio do uso de fluoroscopia e um agente de contraste introduzido por uma sonda na bexiga. É realizado em crianças de todas as idades.

 

O técnico irá perguntar por que o exame foi solicitado e explicar o procedimento para você e seu filho. A bexiga precisará ser sondada para este exame. Um profissional de enfermagem irá fazer a assepsia, limpando a região uretral com algodões embebidos em antisséptico, geralmente clorexidina. Após a limpeza, ele colocará um anestésico local, geralmente xilocaina gel. Depois, uma fina sonda será colocada na bexiga da criança.
O pequeno poderá sentir uma pressão e urinar.
É muito importante que o acompanhante esteja seguro e calmo para transmitir tranquilidade para a criança, a fim de realizar este procedimento no menor tempo possível. Uma vez que a sonda estiver na bexiga, serão colocadas fitas para fixá-la na perna. Ela será conectada a uma bolsa com soro fisiológico e contraste, que irá encher a bexiga do seu filho. O técnico irá obter várias radiografias antes, durante e após a micção, com a criança deitada e obliquada. Quando a bexiga estiver cheia, o profissional pedirá para o pequeno urinar ainda sobre a mesa (bebês e crianças pequenas irão provavelmente urinar sozinhos). Podemos oferecer um penico ou molhar a região pélvica com água morna para ajudar a urinar. Depois que seu filho começar a micção, serão realizadas várias radiografias. A sonda é retirada no final do exame, geralmente sem causar qualquer desconforto.
Alguns raios X adicionais serão obtidos para concluir o estudo. O tempo do exame pode variar, dependendo da facilidade da criança em urinar na mesa de Raio X. Incluindo o processo de preparação, geralmente varia de 20 a 60 minutos.
Jejum de uma hora. Se estiver em uso de antibiótico para infecção urinária, aguardar sair a urocultura para verificar sensibilidade da bactéria. Se o seu filho tem alguma alergia conhecida ao contraste radiológico, informe o médico dele. Vista a criança confortavelmente, com roupas facilmente removíveis, sem botões. Se for necessário, será dado um avental na sala de exames. O responsável pela criança pode ficar na sala de exame, desde que não sejam mulheres grávidas. Orientação após o término do exame: pode apresentar infecção urinária, apesar de raro. Ficar atento para febre.