Uretrocistografia miccional

O que é uma Uretrocistografia Miccional

O exame de uretrocistografia miccional avalia o tamanho e a forma da bexiga e da uretra, que é o canal de onde sai a urina. Este procedimento é indicado principalmente para pesquisar se uma criança tem refluxo vesicoureteral – uma condição em que a urina da bexiga volta para cima, em sentido inverso, muitas vezes, até o rim. Outras indicações são distúrbio miccional e estenose uretral (válvula de uretra posterior).

O exame é realizado por meio do uso de fluoroscopia e um agente de contraste introduzido por uma sonda na bexiga. É realizado em crianças de todas as idades.

 

O técnico irá perguntar por que o exame foi solicitado e explicar o procedimento para você e seu filho. A bexiga precisará ser sondada para este exame. Um profissional de enfermagem irá fazer a assepsia, limpando a região uretral com algodões embebidos em antisséptico, geralmente clorexidina. Após a limpeza, ele colocará um anestésico local, geralmente xilocaina gel. Depois, uma fina sonda será colocada na bexiga da criança.
O pequeno poderá sentir uma pressão e urinar.
É muito importante que o acompanhante esteja seguro e calmo para transmitir tranquilidade para a criança, a fim de realizar este procedimento no menor tempo possível. Uma vez que a sonda estiver na bexiga, serão colocadas fitas para fixá-la na perna. Ela será conectada a uma bolsa com soro fisiológico e contraste, que irá encher a bexiga do seu filho. O técnico irá obter várias radiografias antes, durante e após a micção, com a criança deitada e obliquada. Quando a bexiga estiver cheia, o profissional pedirá para o pequeno urinar ainda sobre a mesa (bebês e crianças pequenas irão provavelmente urinar sozinhos). Podemos oferecer um penico ou molhar a região pélvica com água morna para ajudar a urinar. Depois que seu filho começar a micção, serão realizadas várias radiografias. A sonda é retirada no final do exame, geralmente sem causar qualquer desconforto.
Alguns raios X adicionais serão obtidos para concluir o estudo. O tempo do exame pode variar, dependendo da facilidade da criança em urinar na mesa de Raio X. O exame dura de 30 a 60 minutos.

Para a realização deste exame, é necessário jejum de duas horas.

Se estiver em uso de antibiótico para infecção urinária, aguardar sair a urocultura para verificar sensibilidade da bactéria.

Se o seu filho tem alguma alergia conhecida ao contraste radiológico, informe o médico dele.

Vista a criança confortavelmente, com roupas facilmente removíveis, sem botões. Se for necessário, será dado um avental na sala de exames.

O responsável pela criança pode ficar na sala de exame, desde que não sejam mulheres grávidas.

Orientação após o término do exame: o paciente pode apresentar infecção urinária, apesar de raro. Fique atento à febre.

Pode ter atraso no exame?

O Sabará é um hospital e atendemos crianças com diversas condições clínicas. Eventualmente o exame de uma delas poderá demorar mais do que o previsto devido às condições da mesma e gerar atrasos nos demais exames agendados, porém caso isso ocorra, você será informado por um funcionário do setor.

Resultado do exame (externo)

O resultado estará disponível após 48 horas úteis do término do exame.