Enema opaco

O que é um enema opaco ou enema de bário?

O enema opaco é um procedimento que avalia o intestino grosso (cólon) e o reto. O exame é indicado na grande maioria dos casos para crianças com constipação (intestino preso), mas também pode ser indicado em alguns casos de diarreia crônica, sangramento nas fezes ou dores abdominais crônicas.

 

O exame é realizado por meio da colocação de uma pequena sonda no reto por uma profissional de enfermagem. O comprimento e a largura da sonda é determinada pela idade e/ou tamanho do seu filho. Uma vez inserida, será fixada uma fita para que a sonda permaneça no local durante o estudo. A sonda será conectada a uma bolsa que contém um agente de contraste, geralmente bário misturado com água.

Enquanto o material de contraste estiver fluindo pelo intestino do seu filho, o técnico vai rodá-lo de um lado para o outro, a fim de obter imagens essenciais para o diagnóstico. Após o término no exame, a sonda será removida e seu filho poderá ir ao banheiro. Este exame dura em média de 30 a 40 minutos.

Existem preparos diferentes de acordo com a idade do seu filho, diagnóstico ou motivo do exame. Por favor, siga atentamente as instruções a seguir. Se o objetivo é pesquisa de megacólon congênito ou constipação crônica (prisão de ventre), é recomendada uma hora de jejum. Nesses casos, por favor, desconsidere as instruções abaixo. Qualquer outra indicação requer os seguintes preparos:
  • Dieta líquida no dia anterior, com poucos resíduos e gordura, a partir do almoço;
  • Aumentar a ingestão de líquidos durante as 24 horas antes do horário marcado do exame;
  • Na noite antes do exame, no jantar, recomendamos dar ao seu filho leite de magnésia de acordo com a faixa etária:
 
  1. Até 1 ano: nenhum
  2. 2 anos: 5 ml
  3. 2 a 5 anos: 10 ml
  4. Maiores de 6 anos: 20 ml
  Se o seu filho tem alguma alergia conhecida ao contraste radiológico, informe o médico com antecedência. Vista o seu filho confortavelmente, com roupas facilmente removíveis, sem botões. Se for necessário, será dado um avental na sala de exame. O responsável pela criança poderá permanecer na sala de exame, exceto gestantes. O técnico irá perguntar por que o exame foi solicitado e explicar o procedimento para você e seu filho.
O que você deve fazer quando chegar?
- Você deve abrir a ficha no segundo andar do Hospital, no "Posso ajudar", 30 minutos antes do horário agendado.
- A lei exige que você traga a receita original do médico informando qual o exame e a razão para ser feito. Deve-se trazer também o documento da criança e o cartão do convênio.
- Uma vez que o processo de registo é concluído, o departamento de radiologia será notificado. O seu filho será chamado pela senha de atendimento, que aparecerá no painel luminoso. A enfermeira ou o técnico do Raio X chamará e pedirá para que seja respondido um questionário, o qual será avaliado pelo médico radiologista. Depois levará o responsável e a criança para a sala de exames de radiologia.

O que você deve fazer após o exame?
- É importante aumentar a ingestão de líquidos por um dia, pois o bário pode causar constipação, ou intestino preso.
- As fezes da criança poderão ficar esbranquiçadas ou acinzentadas, mas isso é normal. O bário não tem valor nutricional.
- O paciente deverá retornar no dia seguinte para realizar a radiografia tardia de 24 horas.