Sabará entra no clube de hospitais de transplante - Hospital Sabará
Sabará entra no clube de hospitais de transplante
Aconteceu

Sabará entra no clube de hospitais de transplante

No dia 27 de agosto de 2017 Gustavo recebeu seu tão esperado rim. Desde que nasceu, o pequeno tinha uma insuficiência renal, causada por um defeito congênito no sistema urinário. Na maternidade, já começou a ser acompanhado pela equipe da Dra. Maria Cristina Andrade, nefrologista do Sabará Hospital Infantil. Gustavo chegou ao Sabará ainda bebê, passando por diversas cirurgias. No início de 2017, foi necessário o tratamento dialítico, tendo sido optado pela diálise peritoneal, tipo de procedimento que, após capacitação dos pais e avós, por equipe especializada nesta terapia no Sabará Hospital Infantil, pode ser realizada em domicílio, sem necessidade de locomoção para unidade de diálise.

Neste período (abril/2017) Gustavo foi incluído no programa de transplante renal. Após apenas 4 meses de seu cadastro, foi chamado para se submeter ao transplante.

Quando recebeu a ligação, informando que o órgão estava disponível, Janaina ficou muito emocionada. “Contei para o Gustavo que o papai do céu tinha enviado um presente para ele, um rinzinho”, lembra.

Apesar do curto espaço de tempo, foi para a mãe um período de muita ansiedade: “Foi uma espera angustiante, uma ansiedade sem tamanho. O que a gente mais queria é que aparecesse esse órgão para dar uma qualidade de vida melhor para ele”.

 

O transplante

“O transplante é a melhor terapêutica de substituição renal. Melhora a qualidade de vida e aumenta a sobrevida dessas crianças”, lembra a Dra. Maria Cristina, que reforça a importância de incentivar a doação de órgãos. Uma família desconhecida, num momento de extrema dor por ter perdido um filho, autorizou a doação de seus órgãos, dando uma nova vida ao Gustavo.

A equipe de Nefrologia Pediátrica do Sabará Hospital Infantil é referência nacional em processos dialíticos (terapia de substituição da função renal) agudos, sendo um dos poucos centros do país a realizar diálise através do método PRISMA, inclusive em recém-nascidos. O grupo de transplante renal é comandado pelo Dr. José Osmar Medina Pestana, maior referência do país em transplantes renais, e a cirurgia foi realizada pela equipe do Dr. Bruno Leslie, ex-fellow do Hospital for Sick Children em Toronto, no Canadá.

O transplante renal foi muito bem sucedido, tendo o enxerto renal iniciado seu funcionamento já no intra-operatório.

Uma semana após a cirurgia, Gustavo teve alta hospitalar, iniciando uma nova fase em sua vida. O pequeno está em tratamento pós-transplante no nosso Centro de Excelência.

Gustavo enfrenta com muito sucesso essa fase pós-transplante, suportando bem a imunossupressão, terapêutica para evitar rejeição do órgão. Ele não precisa mais submeter-se a procedimentos de diálise todas as noites como acontecia antigamente, nem submeter-se a uma dieta restritiva, que comprometia bastante sua qualidade de vida. “O transplante vai permitir, a longo prazo, que ele se desenvolva mais em relação a altura e peso”, conta a mãe. Uma nova perspectiva de desenvolvimento e qualidade de vida se abriu.

 

Hospital de classe mundial

Para realizar transplantes, o hospital precisa de um credenciamento pelo SNT (Sistema Nacional de Transplantes), do Ministério da Saúde. O Sabará Hospital Infantil possui essa autorização. As equipes do Centro Cirúrgico, da UTI e de Nefrologia Pediátrica são capacitadas para realizar transplantes renais, tendo sido este o primeiro transplante do Sabará, e com tão grande sucesso.

“O Centro de Excelência do Sabará possui um ambulatório de pré-transplante renal  aberto a pacientes com doença renal crônica, habilitado a receber pacientes encaminhados por médicos de todo o país. Neste ambulatório é realizado o preparo dos pequenos pacientes e dos familiares para a realização do transplante renal”, diz a Dra. Maria Cristina.

“Apenas os hospitais de atendimento quaternários fazem transplantes, ou seja, os mais completos, que atendem complexidade maior”, explica o Dr. Nelson. Enquanto o pequeno Gustavo recebia um novo sopro de vida, o Sabará Hospital Infantil subiu mais um degrau em sua excelência técnica e reconhecimento na comunidade médica.

 

Tags: renal, diálise, nefro, rim, rins, nefrologista, transplante

Tire suas dúvidas pelo nosso Cuidador Virtual