Sabará e PENSI realizam reunião sobre diagnóstico e manejo clínico do sarampo
O Sabará Hospital Infantil e o Instituto PENSI, através do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Sabará, realizaram na noite desta quarta-feira (17), no auditório do Centro de Treinamento Sabará, a reunião clínica “Sarampo: Uma antiga nova doença. Situação Atual e Manejo Clínico”, uma formação voltada para o Corpo Clínico.
O encontro contou com a participação de 65 pessoas, entre médicos, residentes, enfermeiros, equipe multidisciplinar e estudantes de medicina, com o objetivo de abordar o diagnóstico clínico, laboratorial e aspectos epidemiológicos e de controle de transmissão, incluindo vacinação.
O evento foi moderado pelo Dr. Francisco Ivanildo de Oliveira Junior, gerente de Qualidade Assistencial (SCIH) do Sabará e contou com a aula do infectologista Prof. Dr. Marco Aurélio Palazzi Sáfadi, coordenador do departamento de Infectologia do Sabará Hospital Infantil, presidente do departamento de Infectologia da Sociedade Brasileira de Pediatria, membro do departamento de Infectologia da Sociedade de Pediatria de São Paulo e membro do Comitê Científico da Sociedade Mundial de Infectologia Pediátrica (WSPID).
O sarampo é uma doença respiratória altamente contagiosa que se espalha facilmente através do ar ou em superfícies infectadas. Ela provoca erupção cutânea, febre alta, tosse, coriza e olhos lacrimejantes vermelhos; pessoas que estão infectadas com sarampo podem espalhar o vírus por até quatro dias antes que se desenvolvam sintomas. Em casos raros, o sarampo pode causar encefalite que pode levar à surdez ou deficiência mental. A vacina MMR (tríplice viral – caxumba; rubéola e sarampo) é considerada eficiente no combate do sarampo como garante uma série de pesquisas científicas e a própria OMS (Organização Mundial da Saúde).
Vacinação
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, a campanha de vacinação contra sarampo segue até o dia 16 de agosto na capital paulista, prazo válido também para os municípios de Guarulhos, Osasco, São Bernardo do Campo, Santo André e São Caetano do Sul, que iniciaram suas campanhas na última quinta-feira, 11 de julho.
Considerada mais vulnerável a infecções devido a menor procura pela segunda dose da vacina, a imunização é destinada a jovens na faixa de 15 a 29 anos. Sendo assim, a imunização deve ser feita de forma indiscriminada nesse público, ou seja, sem obrigatoriedade de apresentação da carteira vacinal.
As estações do Metrô, CPTM, EMTU, ViaQuatro e ViaMobilidade também vão receber postos volantes de vacinação contra o sarampo. A oferta de doses em pontos de transporte coletivo será realizada até 16 de agosto, data prevista para encerramento da campanha. O cronograma será divulgado semanalmente.
Para mais informações acesse: http://www.portaldenoticias.saude.sp.gov.br/calendario-postos-de-vacinacao-contra-o-sarampo-nas-estacoes-de-metro-cptm-emtu-e-estradas/.