Ventilação de Alta Frequência - Hospital Sabará

Ventilação de Alta Frequência

A Ventilação de Alta Frequência é uma forma não convencional de ventilação mecânica. É uma máquina que fica ligada ao paciente fazendo a oxigenação artificial de maneira muito rápida e com pequeno volume de ar. Para se ter uma ideia, se respiramos normalmente de 12 a 20 vezes por minuto, uma máquina de Ventilação de Alta Frequência faz centenas de ciclos por minuto.

Essa tecnologia é utilizada em crianças com doença pulmonar grave, internadas na UTI. Geralmente ela é usada quando a ventilação mecânica convencional (aquela que procura reproduzir a respiração normal, ou seja, cerca de 12 a 20 vezes por minuto) não apresentou bons resultados. Se a Ventilação de Alta Frequência também não se mostrar eficiente no tratamento, pode ser indicada a ECMO, que faz o papel de um pulmão e um coração artificiais.

A Ventilação de Alta Frequência costuma dar bons resultados. Ela tem menor risco de causar uma hiperdistensão do alvéolo em relação à ventilação mecânica convencional, ou seja, menor risco de fazer um trauma pela ventilação, além de otimizar as áreas que não estão conseguindo ser ventiladas.

Agende agora sua consulta pelo nosso Cuidador Virtual