Março é o mês da Epilepsia - Hospital Sabará
Março é o mês da Epilepsia
Aconteceu

Março é o mês da Epilepsia

Para divulgar informações e combater o preconceito contra as pessoas que convivem com a epilepsia, no mês de março celebra-se o purple day (dia roxo), data em que pessoas de diversas localidades adotam vestimentas da cor roxa em apoio ao Dia Mundial de Conscientização da Epilepsia (26 de março).

A incidência da doença na infância é maior nos países em desenvolvimento, sendo mais comum no primeiro ano de vida. Nos Estados Unidos, segundo dados de 2015 do Center for Disease Control and Prevention (CDC), 3,4 milhões de pessoas sofrem da doença, das quais 400 mil são crianças.

Epilepsia e convulsão

A crise convulsiva ocorre por uma disfunção elétrica temporária de um grupo de neurônios e, dependendo da sua localização no cérebro, causa diversos sintomas, como alterações da consciência, movimentos involuntários, tremores, distúrbios da linguagem, visão e sensibilidade. Para o diagnóstico de epilepsia, as crises devem ocorrer de forma recorrente. A ocorrência de uma única crise não pode ser considerada como epilepsia, mas sempre deve ser investigada.

Conheça nosso Núcleo de Epilepsia

Tags: neuro, epilepsia, purple day, dia roxo, eeg, eletroencefalograma, neurologia, neuropediatria, convulsão, eletroencefalo

Agende agora sua consulta pelo nosso Cuidador Virtual