Centros de Excelência e Serviços / Programa de Terapia Fetal e Neonatal

Jornada do paciente

Em geral nossos pacientes virão para uma segunda opinião frente a achados ultrassonográficos anormais. O primeiro contato será com a enfermeira navegadora responsável por organizar todo o fluxo de atendimento e necessidades do paciente e equipe. Inicialmente ela agendará avaliação com a medicina fetal.

Tel:  11 25262526

A primeira avaliação será uma avaliação fetal integrada que inclui uma consulta médica seguida de um exame ultrassonográfico e finalmente um assessoramento gestacional frente aos achados.

Após essa consulta, frente aos desejos do casal, será agendada uma nova avaliação para retirada de pequenos fragmentos da placenta (biópsia de vilo corial) ou retirada de uma pequena quantidade de líquido amniótico (amniocentese). Esse material seguirá para o laboratório de referência para realização de exames, os mais comuns são cariótipo molecular, PCR para infecções fetais e Exoma fetal.

Na dependência das malformações associadas, será encaminhada para interconsulta com colega especialista na área. Por exemplo, cardiopatia passará com ecocardiografista fetal, que dará seguimento ao fluxo do caso, decidindo se há necessidade de interconsulta com cirurgião cardíaco. Caso seja necessária cirurgia fetal, agendaremos o procedimento.

A paciente fará as consultas de pré-natal conosco e o parto. Nos casos que necessitem de cirurgia pós-natal, o dia do parto será agendado em concordância com os demais profissionais que precisarem estar presentes no momento do nascimento. Todo o agendamento de consultas, exames e cirurgias será realizado pela nossa enfermeira navegadora.

A paciente que internar por qualquer necessidade durante a gestação e após o parto receberá visita todos os dias até a alta médica. Os cuidados com o recém-nascido ficam a cargo dos profissionais envolvidos com a assistência pós natal, quer ele seja clínico ou cirúrgico.

Autor: Dr. Gregório Lorenzo Acácio e Dra. Denise Araújo Lapa

Atualizado em: 20/5/2020