Bebês a partir de 9 meses podem ser vacinados contra Febre Amarela
Após o aparecimento de um macaco diagnosticado com febre amarela no Horto Florestal, em São Paulo, muitas famílias ficaram preocupadas e os postos de vacinação estão lotados.
Por enquanto, a recomendação de vacina foi feita para os moradores dos bairros próximos à região do Horto Florestal: Casa Verde, Vila Nova Cachoeirinha e Tremembé. Depois, será estendida para outros bairros da Zona Norte.
Até este momento não há recomendação oficial para vacinar moradores de outras regiões, exceto aqueles que viajarão para locais de risco. A vacina é segura e os efeitos colaterais costumam ser leves, mas algumas pessoas podem ter reações mais sérias, por isso é muito importante que ninguém seja vacinado sem necessidade.
Esquema de vacinação
A vacina é oferecida pela rede pública e particular e pode ser tomada a partir dos 9 meses de idade em dose única.
Crianças, adolescentes e adultos que já tenham recebido uma dose não precisam ser vacinados novamente.
É contraindicada a vacinação para gestantes, bebês com menos de 6 meses (e mulheres que amamentam crianças até essa idade), alérgicos a ovo e pessoas imunodeprimidas em razão de doença ou tratamento. No caso de pessoas com doenças autoimunes ou mais de 60 anos, a vacinação deve ser analisada por um médico.
A doença
A Febre Amarela não é transmitida de uma pessoa para outra e nem através de animais, como o macaco, e sim pelo mosquito. Ao picar uma pessoa ou animal infectado, o mosquito carrega o vírus, contaminando outra pessoa ou animal que venha a picar.
Por isso, além das vacinas, é possível tomar outras medidas de proteção contra as picadas:
- Uso de repelentes;
- Telas nas janelas e sobre as camas e berços;
- Controle da proliferação de mosquitos, reduzindo criadouros.
Sintomas
A febre amarela causa sintomas semelhantes em crianças e adultos. O aparecimento de febre alta sem explicação e repentina, além de dores musculares, calafrios e náuseas, indicam a necessidade de procurar um serviço de saúde.
A maioria dos casos da doença se comporta de forma benigna e o paciente se recupera rapidamente. Porém, assim como toda doença infecciosa, a febre amarela pode evoluir para a forma grave causando icterícia e complicações hepáticas e renais. É importante que se faça o diagnóstico correto o quanto antes.
Publicado em outubro de 2017