Trânsito intestinal

O que é um Trânsito Intestinal?

Trânsito intestinal é um procedimento que avalia todos os segmentos do intestino delgado até o início do grosso. Pode ser realizado para avaliar a morfologia do intestino e a sua funcionalidade, que podem estar alteradas em casos de diarreia, constipação, dores abdominais recorrentes ou vômitos.

O exame é realizado por meio do uso de fluoroscopia e um agente de contraste (bário) tomado pela boca.

 

O técnico irá perguntar o motivo do exame e explicar o procedimento. Seu filho precisará beber um líquido branco (contraste de bário), que fará com que o intestino delgado possa ser visualizado na tela de Raio X.
Várias radiografias em diferentes posições serão tiradas após a ingestão de bário para ver a anatomia correta, aproximadamente a cada 30 minutos, até o contraste chegar ao início do intestino grosso. A duração do exame é variável, depende da velocidade com que o contraste caminha pelo intestino, mas geralmente dura em média de 2 a 6 horas. Será necessário o retorno da criança após 24 horas, para ver quanto ainda resta no intestino, através de um Raio X simples.
O trânsito intestinal deve ser feito em jejum. Isso significa que seu filho não pode ter comido ou bebido antes do exame, por um período de tempo que varia de acordo com a idade:
  • De 0 a 6 meses: três horas;
  • De 7 meses a 2 anos: quatro horas;
  • De 3 anos e mais velhos: seis horas.
  • Se a criança tem alguma alergia conhecida ao contraste, informe o médico.
    Vista o seu filho confortavelmente, com roupas de fácil remoção e sem botões. Se for necessário, será fornecido um avental na sala de exame.
    A pessoa responsável pela criança pode ficar na sala de exame, porém, mulher grávida não poderá permanecer.
O que você deve fazer quando chegar?

Você deve abrir a ficha no segundo andar do Hospital, no "Posso ajudar", 30 minutos antes do horário agendado.
A lei exige que você traga a receita original do médico informando qual o exame e a razão para ser feito. Deve-se trazer também o documento da criança e o cartão do convênio.
Uma vez que o processo de registro é concluído, o departamento de radiologia será notificado. O paciente será chamado pela senha de atendimento, que aparecerá no painel luminoso. A enfermeira ou o técnico do Raio X chamará e pedirá para que seja respondido um questionário, o qual será avaliado pelo médico radiologista. Depois levará o responsável e a criança para a sala de exames de radiologia.

O que você deve fazer após o exame?

É importante aumentar um pouco a ingestão de líquido por um dia, pois o bário pode causar constipação ou intestino preso.
As fezes da criança poderão ficar esbranquiçadas ou acinzentadas, mas isso é normal. O bário não tem valor nutricional.

Resultados do exame para pacientes externos

As imagens do exame do seu filho serão interpretadas em até 48 horas e o relatório estará disponível para retirada após esse período.