Novas tecnologias reforçam excelência do Hospital

Já imaginou um equipamento que mostre as veias do paciente antes de uma punção para minimizar erros na hora de coletar sangue? Este ano o Sabará incorporou o aparelho VeinViewer em todas as unidades (Centro Cirúrgico, Pronto-Socorro, Unidade de Internação e UTI). Usado para puncionar veias mais profundas, que não são identificadas à palpação, esta tecnologia é ideal para casos de pacientes com difícil acesso venoso.

Além deste novo equipamento, o Sabará melhorou significativamente seu parque tecnológico em 2019, com aquisições importantes, como um novo tomógrafo, que segue protocolos pediátricos, pré-configurado para emitir a menor dose de radiação necessária para o paciente. Isso é especialmente importante quando pensamos em recém-nascidos com poucos quilos e que devem utilizar aparelhos adequados ao seu tamanho. Esse novo aparelho para Tomografia Computadorizada também possui acessórios próprios para a faixa pediátrica, como berço de contenção e uma bomba injetora de contraste com fluxo e volume adequados para pediatria. Ele ainda é capaz de realizar exames mais complexos nas áreas de cardiologia e neurologia.

“Estamos passando por uma renovação tecnológica constante e rápida”, diz Maciel Inácio da Silva, supervisor de engenharia clínica do Sabará Hospital Infantil. Ele conta que os novos Raios-X portáteis das UTIs também possibilitam uso da menor quantidade possível de radiação, são digitais e motorizados para facilitar o deslocamento para diferentes leitos.

Outros aparelhos de diagnóstico por imagem também foram modernizados, como o ecocardiograma e o ultrassom beira-leito. Com os resultados digitais, a equipe assistencial consegue visualizar as imagens dos exames no próprio monitor dentro dos apartamentos.

Outra novidade foi a de incorporar termômetros infravermelhos, próprios para uso hospitalar, que medem a temperatura da artéria temporal em poucos segundos, sem causar desconforto, com alta precisão e maior confiabilidade.

Com estas iniciativas o Hospital Sabará reforça seu posicionamento de prestar serviços de excelência para o público pediátrico, incorporando tecnologias de forma responsável, que aprimoram o cuidado e contribuem para melhores desfechos clínicos de nossos pacientes. Mantemos nosso compromisso de estarmos entre os melhores hospitais pediátricos da América Latina.

Autor: Mariana Setubal

Atualizado em: 25/11/2019