Visão geral

Durante a passagem de seu filho pelo Sabará, talvez ele precise fazer alguns exames laboratoriais para auxiliar no diagnóstico ou acompanhar a evolução de alguma doença.

Esses momentos são sempre estressantes tanto para os pais quanto para as crianças. Por isso, trabalhamos com um time de profissionais treinados e habilitados para que a coleta desses materiais seja a mais tranquila e menos incômoda possível.

Por sermos um Hospital especializado em crianças, nossos equipamentos são calibrados para utilizarem quantidades menores de sangue e com materiais adequados para cada idade (nada aqui é adaptado dos pacientes adultos para as crianças).

Esses são alguns dos diferenciais em nosso laboratório de análises clínicas:

  • Encorajamos os pais para que segurem, abracem e confortem seu filho no momento da coleta. Se não se sentir confortável nesse papel, por favor, nos informe, pois é compreensível e natural;
  • Explicamos e conversamos com nossos pacientes, de acordo com cada idade, de modo que possam compreender o que será feito. Tiramos todas as dúvidas que possam surgir;
  • Explicamos que distrair os pacientes com alguma coisa que gostem sempre ajuda a diminuir a ansiedade.

 

Parceria

As análises clínicas do Sabará Hospital Infantil são realizadas pelo Delboni Auriemo, uma empresa do Grupo DASA.

A DASA está presente nos principais hospitais do país, realizando exames de imagem e processando exames de análises clínicas no maior Núcleo Técnico Operacional (NTO) da América Latina.

A empresa investe constantemente em equipamentos de última geração, além de contar com corpo técnico e médico referenciado e em contínua capacitação.

A parceria entre DASA e o Sabará existe desde 2010. O laboratório é especializado no atendimento humanizado e técnico para crianças e oferece resultados com rapidez e assertividade.

Conheça o time

Somos um time formado por técnicos de coleta, enfermeiros, técnicos de análises clínicas, biomédicos, farmacêuticos, entre outros. A coordenação da unidade é realizada por:

 

Cláudia Luiza de Oliveira

Médica formada na Faculdade de Medicina de Jundiaí; com Residência em Patologia Clínica no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de São Paulo; e Título de Especialista em Patologia Clínica.

 

Ana Maria Saturnina

Biomédica formada na Faculdades Metropolitanas Unidas; com MBA em Gestão Hospitalar e Serviços de Saúde na Faculdade Oswaldo Cruz.

 

Keymilin Della Betta

Enfermeira formada Universidade Bandeirantes de São Paulo.

Qualidade e segurança

A política de qualidade do Laboratório Delboni Auriemo consiste em garantir a efetividade e melhoria contínua do Sistema Integrado de Gestão (SIG), por meio da constante adequação dos processos, visando atender as expectativas e necessidades dos clientes e da sociedade.

Para isso, o laboratório compromete-se a:

  • Priorizar a qualidade dos serviços;
  • Promover a integridade e a saúde dos profissionais e a preservação ambiental, prevenindo a poluição;
  • Atender a legislação e outros requisitos legais aplicáveis à organização.

Certificações:

 

Núcleo Avançado de Telemedicina

Acompanhando uma tendência mundial, o Laboratório Delboni Auriemo implantou o Núcleo Avançado de Telemedicina (NAT), que reafirma nosso compromisso em sempre oferecer o diagnóstico mais preciso.

Todos os procedimentos realizados pelo laboratório são certificados por renomados órgãos nacionais e internacionais, o que garante ainda mais segurança em seus resultados.

 

Núcleo Técnico Operacional

Localizado em Barueri (SP), o Núcleo Técnico Operacional (NTO) funciona como um laboratório central, que recebe todas as amostras de análises clínicas do Delboni Auriemo.

As amostras de material coletado para exames são identificadas por códigos de barras e monitoradas durante todo o processo. Acondicionadas individualmente em um moderno sistema a vácuo, são transportadas com absoluta segurança e processadas de acordo com as mais rígidas especificações técnicas e os mais avançados métodos científicos, por profissionais altamente capacitados.

Laboratório clínico em números

O Laboratório Delboni Auriemo do Hospital Sabará realiza aproximadamente 15 mil exames por mês nessa instituição.

Em 2017 foram realizados cerca de 189 mil exames ao longo do ano.

Informativos para os pais

Se seu filho estiver internado no Sabará:

  • Os exames serão solicitados pela equipe médica que atende seu filho e os resultados serão repassados para os pais por essa equipe durante a visita;
  • Alguns exames necessitarão de preparo para coleta, como jejum, restrições de dieta e devem ser agendados previamente;
  • Alguns exames necessitam de termo de consentimento assinado pelo responsável da criança. O procedimento será explicado para os pais pelo médico que fará o exame, e as dúvidas devidamente esclarecidas;
  • Alguns exames necessitam de autorização de cobertura dependendo do seu plano de saúde;
  • Quando seu filho tiver alta hospitalar, todos os exames feitos nesse período serão liberados para que você possa levá-los ao pediatra no consultório.

 

Se seu filho não estiver internado no Sabará:

  • O responsável pelo paciente deve entrar em contato com a Central de Agendamento de Exames no telefone (11) 2155 9399, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h;
  • Deve encaminhar via e-mail ou WhatsApp (11) 97468 9702 o pedido médico e a carteirinha do convênio;
  • A Central realizará o agendamento, encaminhará orientação do preparo e a confirmação de agendamento para o cliente;
  • A Central encaminhará a documentação para solicitação de autorização do plano de saúde (quando necessário) para a Central de Autorizações;
  • Na data agendada, ao chegar no Hospital, o paciente deve encaminhar-se direto ao 2º andar, na recepção. Após o preenchimento da ficha, os setores irão buscar o paciente. Os documentos obrigatórios são: pedido médico original dentro da validade de 30 dias, documento de identificação do responsável com foto, documento do paciente. O paciente precisa estar acompanhado do responsável legal para realização do exame.

 

Para ver o preparo de cada exame ou o resultado de um exame realizado, clique aqui

Compartilhe sua experiência




Informações para profissionais

Veja como funciona o agendamento de exame com paciente internado:

  • O exame deve ser solicitado pela Enfermagem, pelo hospitalista ou pelo especialista. Qualquer outro médico que queira fazer a solicitação de exames precisa ser cadastrado no Sabará;
  • A Enfermagem do andar deve encaminhar solicitação de exame por email para a Central de Agendamento de Exames;
  • A Central realiza o agendamento e informa preparos para a Enfermagem do andar.

Autor: Equipe Sabará

Atualizado em: 09/1/2018