Visão geral

O serviço de Farmácia Clínica consiste em uma equipe de farmacêuticos que monitora todos os pacientes internados nas Unidades de Terapia Intensiva e Unidade de Internação. Faz parte da atividade do farmacêutico a análise da prescrição médica por meio da checagem da indicação do medicamento, da dose (de acordo com a idade e/ou peso do paciente), da via de administração, da compatibilidade e interação medicamentosa (droga X droga/ droga X dieta), da continuidade da terapia (reconciliação medicamentosa), utilizando referências literárias confiáveis, além do acompanhamento das evoluções médicas e dos exames do paciente.

Quando o paciente estiver inserido dentro de critérios estabelecidos, receberá a orientação farmacêutica de dispositivo inalatório e/ ou orientação da alta hospitalar pelo farmacêutico com informações personalizadas para cada paciente.

 

 

O que fazemos de diferente

A Farmácia Clínica é uma área da farmácia voltada à prática do uso racional de medicamentos, na qual os farmacêuticos prestam cuidado ao paciente, de forma a promover saúde, seu restabelecimento e prevenção de doenças, fornecendo suporte técnico-científico para toda a equipe multiprofissional e otimizando a terapia medicamentosa individualizada, atuando em conjunto com outros profissionais de saúde visando a efetividade do tratamento.

A infância é a fase onde há maiores riscos de erros de medicação, e os efeitos tendem a ser mais graves neste período, visto que existe uma grande carência de estudos que demonstrem como os medicamentos agem no organismo das crianças.

A criança está em constante desenvolvimento e cada idade reflete formações corporais distintas e órgãos em diferentes estágios de desenvolvimento, tornando esses pequenos pacientes diferentes no que diz respeito aos processos de absorção, distribuição, metabolização e eliminação de medicamentos.

Por isso, características como idade, peso, altura, metabolismo e fase do desenvolvimento em que se encontram são muito relevantes na escolha da melhor terapia medicamentosa.

A equipe de farmacêuticos clínicos do Sabará Hospital Infantil está preparada para atender todas as especificidades do público infantil, acompanhando a terapia medicamentosa e prestando todo o suporte para a equipe multiprofissional.

 

Fluxo de Drogas de Alta Vigilância

O Sabará é certificado pela metodologia Joint Commission Internacional desde 2013.

Essa metodologia é alicerçada em metas internacionais de segurança do paciente, sendo uma delas relacionada a drogas de alta vigilância (medicamentos com um potencial maior de causar danos aos pacientes).

Em função disso, o Sabará possui um fluxo diferenciado para esses medicamentos.

Conheça o time

Anahi Ayalla César Bassi

Supervisora de Farmácia UI e UTI

Graduada em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Nove de Julho; Especialista em Atenção Farmacêutica e Farmacoterapia Clínica pelo Instituto de Pós-Graduação; Especialista em Administração Hospitalar pelo Centro Universitário São Camilo; possui cursos complementares nas áreas de liderança de pessoas, acreditação internacional, gestão de risco, cuidados em saúde, mapeamento e gestão de processos; atua na área de farmácia hospitalar há 10 anos, com experiências anteriores nas áreas de manipulação de fármacos e mercado varejista farmacêutico.

 

Compartilhe sua experiência




Autor: Equipe Sabará

Atualizado em: 03/2/2020