A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Z

Vacina Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola) ou SRC

Essa combinação é extremamente segura e eficaz, gerando excelente resposta do organismo em 95% das pessoas vacinadas.

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) recomendam duas doses: uma aos 12 meses e a segunda quando a criança tiver entre 1 ano e 3 meses e 2 anos de idade.

Os efeitos adversos mais comuns são dor local, edema e inchaço. Podem ocorrer também febre e vermelhidão na pele. De 5 a 10 dias após a vacinação, podem surgir também dores nas articulações. Recomenda-se que a gravidez seja evitada por pelo menos 30 dias após a aplicação da vacina.

CAXUMBA
A caxumba é uma doença viral transmitida de pessoa para pessoa por via respiratória. Os sintomas são geralmente leves, como febre, dores musculares e coriza, podendo ser confundidos com os do resfriado ou os da gripe. O sintoma mais característico ocorre quando há aumento e dor das glândulas salivares. Embora raros, pode ocorrer inflamação do pâncreas, dos testículos e ovários, além de meningite.

RUBÉOLA
A rubéola é uma doença viral transmitida de pessoa para pessoa por gotículas de saliva eliminadas por tosse ou espirros. Caracteriza-se por febre e erupções avermelhadas na pele, que permanecem por 2 a 3 dias. Geralmente, apresenta-se de forma leve em crianças e adultos. As principais complicações se relacionam a mulheres que contraem a doença nas fases iniciais da gravidez.

SARAMPO
O sarampo é uma doença viral transmitida de pessoa para pessoa por via respiratória. Seus sintomas iniciais são febre, coriza, tosse, olhos vermelhos e lacrimejamento. Depois de 2 a 4 dias, ocorrem erupções na pele, que, geralmente, se iniciam na cabeça e vão se estendendo para pescoço, tronco, braços e pernas. As complicações da doença, como otite, pneumonia e encefalite, são raras. Essas complicações são maiores em crianças abaixo de 5 anos e adultos maiores de 20 anos.