A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Z

Sangramentos Nasais em Crianças

Sangramentos nasais em crianças podem ser muito assustadores, tanto para os pais quanto para os filhos, embora não sejam, geralmente, uma preocupação médica séria.

O que provoca hemorragias nasais?

O interior do nosso nariz é revestido por mucosa, o mesmo tecido úmido que existe na nossa boca, assim como em todo o aparelho respiratório. O fluxo de ar constante em torno dessa mucosa pode irritá-lo, ressecando e propiciando sangramentos. Considerando o fato de que respiramos pelo nariz todos os dias e o dia inteiro, é bastante notável que nem todo mundo tenha hemorragias nasais constantemente. Incrível ou não, um ressecamento da mucosa nasal é a causa de quase todas as hemorragias nasais.

O que eu faço logo após uma hemorragia nasal começar?

Depois que uma hemorragia nasal começa, um monte de pais vai pegar um bloco de gelo, toalha fria ou começar a apertar a parte (osso) superior do nariz da criança, para tentar parar o sangramento. Mas nenhuma dessas ações é útil. Também não é uma boa ideia colocar toalhas de papel dentro do nariz sangrando. A melhor coisa a fazer é fazer seu filho se inclinar para frente e deixar o sangue escorrer de seu nariz em uma toalha. Isso não vai parar o sangramento, mas é melhor que o sangue escorra para fora do nariz do que para o fundo da garganta.

Para parar o sangramento, o que você precisa é aplicar uma leve pressão no local onde o sangramento está acontecendo, que é geralmente na parte inferior (cartilagem) do nariz, abaixo do osso nasal. Tenha em mente que o objetivo não é simplesmente apertar as aberturas do nariz, mas, sim, aplicar pressão sobre o vaso sangrante dentro do nariz. Sinta onde o osso termina e aperte levemente o nariz inteiro entre o polegar e o dedo indicador. Quando feito corretamente, em 95% dos casos deve ser suficiente para parar o sangramento.

Contanto que você mantenha a pressão sobre o nariz inteiro, não vai sangrar. O problema é que, quando o nariz é comprimido, a criança tem de respirar pela boca. E porque seu nariz está fechado, respirando exclusivamente através da boca, a sensação será estranha para ela. A criança pode se queixar de estalos nos ouvidos ou boca seca, mas avise-a de que, se você soltar, em breve o sangramento recomeçará.

Segure a parte inferior do nariz fechado por pelo menos cinco minutos. Na maioria dos casos, será tempo suficiente para formar o coágulo de sangue. Pais com crianças mais jovens devem apertar o nariz para elas, mas as crianças mais velhas podem ser ensinadas a manter a pressão. Essa pode ser uma grande ajuda na gestão de uma hemorragia nasal na escola ou em outros ambientes.

Se o nariz continua a sangrar, você deve procurar ajuda médica. Ligue para seu pediatra ou vá a uma emergência pediátrica.

Mesmo pais preparados podem entrar em pânico quando uma criança começa a sangrar. É uma resposta bastante natural, mas, na maioria dos casos, é uma reação que raramente ajuda a supera o problema. Se o seu filho tiver uma hemorragia nasal, fique calmo, respire fundo e lembre-se de que, provavelmente, não é nada grave e que deve parar em breve.

São raros os casos de crianças com distúrbios hemorrágicos, como alteração de plaquetas e outros tipos de problemas no sangue.
Autor: Dr. José Luiz Setubal