Rotavírus - Hospital Sabará
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Z

Rotavírus

É uma doença diarreica aguda, causada por um vírus da família dos Reoviridae, do gênero rotavírus. Trata-se de uma das mais importantes causas de diarreia grave em crianças menores de 5 anos no mundo, particularmente nos países em desenvolvimento.

A forma clássica da doença, principalmente na faixa de 6 meses a 2 anos, é caracterizada por uma forma abrupta de vômito, na maioria das vezes há diarreia (caráter aquoso, aspecto gorduroso e explosivo) e a presença de febre alta. Podem ocorrer formas leves e subclínicas nos adultos e formas assintomáticas na fase neonatal e durante os quatro primeiros meses de vida.

O vírus é transmitido pela via fecal-oral, por contato pessoa a pessoa, através da água e de alimentos contaminados, por objetos contaminados e, provavelmente, por propagação aérea, via aerossóis. Há presença de alta concentração do vírus causador da doença nas fezes de crianças infectadas.

É tratado através de reposição hidroeletrolítica e manejo dietético adequado. Não é recomendado o uso de antimicrobianos e antidiarreicos.

Como se prevenir?

  • Administrar a vacina contra rotavírus (VORH) em crianças menores de 6 meses.
  • Lavar sempre as mãos, antes e depois de utilizar o banheiro, trocar fraldas, manipular/preparar alimentos, amamentar, tocar em animais.
  • Manter o aleitamento materno aumenta a resistência das crianças contra as diarreias.
  • Evitar o desmame precoce.

Fonte: Ministério da Saúde