Piercings
Uma das coisas que mais preocupam os pais de adolescentes é o uso de tatuagens e piercings, moda que, nos últimos anos, vem dominando os jovens, a ponto de ser comum, em qualquer lugar, vê-los com vários piercings ou tatuagens espalhados pelo corpo.
Adolescentes colocam piercing por razões diferentes. A maioria dos adolescentes o faz porque gosta do jeito que fica o seu novo visual ou se expressar. Algumas colocam um piercing para se sentir como parte de um grupo. Em São Paulo (a lei 9.828/97 proíbe, que adolescentes com menos de 18 anos façam tatuagens e coloquem piercings), você precisa ter 18 anos ou uma autorização dos pais para colocar piercing.
Antes de decidir, você precisa saber sobre os possíveis riscos à sua saúde. E se decidir fazer uma tatuagem, é importante que ela seja feita com segurança.
Origem do piercing
Existe uma longa história sobre o piercing e seus diversos significados por todo o mundo. Historiadores afirmam que, há mais de 2000 anos, alguns clãs e tribos já usavam apetrechos para furar a pele em cerimoniais carregados de simbolismos, com conotações espirituais, sexuais, estéticas e de rituais de passagem e costume.
Nos dias atuais, a moda do piercing ganhou força com o movimento hippie dos anos 60 e 70, conquistando jovens adeptos à prática do sadomasoquismo, que viram no adorno uma nova forma de exaltar o corpo e suas zonas erógenas.
Esse movimento chegou à Inglaterra com o movimento punk e, nos Estado Unidos, com o movimento gay nos anos 80 e 90, chamando a atenção de todo o planeta com o casamento entre o primitivo e o moderno.
Como colocar o piercing com segurança
As regras de segurança devem ser sempre seguidas e incluir:
- Um estúdio de piercing tão limpo quanto um consultório dentário. A área de trabalho deve ser limpa e ter boa iluminação.
- O equipamento deve ser esterilizado, usando-se uma máquina chamada autoclave.
- O artista deve lavar e secar as mãos e usar um par novo de luvas.
- Todo o material deve ser novo e esterilizado.
Riscos da tatuagem:
- Cicatrizes e queloides
- Infecções bacterianas da pele
- Hepatites B e C, HIV / AIDS, coqueluche e tétano (hepatite B e vacinas contra o tétano estão disponíveis para ajudar a reduzir o seu risco)
- Sangramento
Piercings na língua são os mais perigosos. Podem provocar infecções na gengiva, problemas respiratórios e até prejudicar a fala; e existem trabalhos que relacionam piercing em mucosas com câncer nesses locais, mas ainda não há comprovação científica.
No nariz e na parte superior da orelha, as contaminações ocorrem porque o tecido das cartilagens tem pouca irrigação. Isso dificulta a ação defensiva do organismo no combate aos micróbios.
No caso das mucosas (lábios, língua e genitais), a umidade pode abrir caminho para a proliferação de fungos e bactérias.
No umbigo, as dobrinhas dificultam a higienização.
Cuidados com seu piercing
- Quando colocar piercing na língua, ela ficará inchada. Coloque gelo, pois isso ajudará na diminuição do inchaço. No entanto, evite chupar o gelo, deixe-o derreter na língua. Chupá-lo vai causar mais inchaço.
- Existem algumas limitações quanto ao que você pode comer depois de fazer piercing na língua. Prefira alimentos macios e frios, como gelatinas e sorvetes. Normalmente, a língua fica sensível após a colocação do piercing.
- Evite alimentos quentes, como café, pois a joia absorve o calor.
- Evite também alimentos ácidos, como ketchup, e com altos teores de sódio, como carnes e alimentos processados, uma vez que irão causar sensação de ardor no local do piercing.
- Alimentos como macarrão e pizza de queijo podem potencialmente envolver a joia e puxá-la; por isso, tenha cuidado enquanto comer esse tipo de alimento.
- Você terá de limpar seu piercing da língua após cada refeição, não mais do que três vezes por dia. Evite a limpeza obsessiva, pois pode causar uma leve infecção oral. Primeiro, lave bem as mãos para evitar a transferência de germes para a boca. Em seguida, escove os dentes normalmente com uma escova macia. Use a escova para limpar tanto o lugar como também a parte superior e inferior da joia. Lavar primeiro com água e, em seguida, com um enxaguante bucal não-alcoólico.
Atualizado por Dr. José Luiz Setúbal em 30/4/2011
Fonte: Tatuagem e Piercing (Copyright © 2007 Academia Americana de Pediatria)
http://virgilionascimento.blogspot.com