Piercings - Hospital Sabará
 
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Z

Piercings

Uma das coisas que mais preocupam os pais de adolescentes é o uso de tatuagens e piercings, moda que, nos últimos anos, vem dominando os jovens, a ponto de ser comum, em qualquer lugar, vê-los com vários piercings ou tatuagens espalhados pelo corpo.

Adolescentes colocam piercing por razões diferentes. A maioria dos adolescentes o faz porque gosta do jeito que fica o seu novo visual ou se expressar. Algumas colocam um piercing para se sentir como parte de um grupo. Em São Paulo (a lei 9.828/97 proíbe, que adolescentes com menos de 18 anos façam tatuagens e coloquem piercings), você precisa ter 18 anos ou uma autorização dos pais para colocar piercing.

Antes de decidir, você precisa saber sobre os possíveis riscos à sua saúde. E se decidir fazer uma tatuagem, é importante que ela seja feita com segurança.

Origem do piercing
Existe uma longa história sobre o piercing e seus diversos significados por todo o mundo. Historiadores afirmam que, há mais de 2000 anos, alguns clãs e tribos já usavam apetrechos para furar a pele em cerimoniais carregados de simbolismos, com conotações espirituais, sexuais, estéticas e de rituais de passagem e costume.

Nos dias atuais, a moda do piercing ganhou força com o movimento hippie dos anos 60 e 70, conquistando jovens adeptos à prática do sadomasoquismo, que viram no adorno uma nova forma de exaltar o corpo e suas zonas erógenas.

Esse movimento chegou à Inglaterra com o movimento punk e, nos Estado Unidos, com o movimento gay nos anos 80 e 90, chamando a atenção de todo o planeta com o casamento entre o primitivo e o moderno.

Como colocar o piercing com segurança
As regras de segurança devem ser sempre seguidas e incluir:

  1. Um estúdio de piercing tão limpo quanto um consultório dentário. A área de trabalho deve ser limpa e ter boa iluminação.
  2. O equipamento deve ser esterilizado, usando-se uma máquina chamada autoclave.
  3. O artista deve lavar e secar as mãos e usar um par novo de luvas.
  4. Todo o material deve ser novo e esterilizado.

Riscos da tatuagem:

  1. Cicatrizes e queloides
  2. Infecções bacterianas da pele
  3. Hepatites B e C, HIV / AIDS, coqueluche e tétano (hepatite B e vacinas contra o tétano estão disponíveis para ajudar a reduzir o seu risco)
  4. Sangramento

Piercings na língua são os mais perigosos. Podem provocar infecções na gengiva, problemas respiratórios e até prejudicar a fala; e existem trabalhos que relacionam piercing em mucosas com câncer nesses locais, mas ainda não há comprovação científica.

No nariz e na parte superior da orelha, as contaminações ocorrem porque o tecido das cartilagens tem pouca irrigação. Isso dificulta a ação defensiva do organismo no combate aos micróbios.
No caso das mucosas (lábios, língua e genitais), a umidade pode abrir caminho para a proliferação de fungos e bactérias.

No umbigo, as dobrinhas dificultam a higienização.

Cuidados com seu piercing

  1. Quando colocar piercing na língua, ela ficará inchada. Coloque gelo, pois isso ajudará na diminuição do inchaço. No entanto, evite chupar o gelo, deixe-o derreter na língua. Chupá-lo vai causar mais inchaço.
  2. Existem algumas limitações quanto ao que você pode comer depois de fazer piercing na língua. Prefira alimentos macios e frios, como gelatinas e sorvetes. Normalmente, a língua fica sensível após a colocação do piercing.
  3. Evite alimentos quentes, como café, pois a joia absorve o calor.
  4. Evite também alimentos ácidos, como ketchup, e com altos teores de sódio, como carnes e alimentos processados, uma vez que irão causar sensação de ardor no local do piercing.
  5. Alimentos como macarrão e pizza de queijo podem potencialmente envolver a joia e puxá-la; por isso, tenha cuidado enquanto comer esse tipo de alimento.
  6. Você terá de limpar seu piercing da língua após cada refeição, não mais do que três vezes por dia. Evite a limpeza obsessiva, pois pode causar uma leve infecção oral. Primeiro, lave bem as mãos para evitar a transferência de germes para a boca. Em seguida, escove os dentes normalmente com uma escova macia. Use a escova para limpar tanto o lugar como também a parte superior e inferior da joia. Lavar primeiro com água e, em seguida, com um enxaguante bucal não-alcoólico.

Atualizado por Dr. José Luiz Setúbal em 30/4/2011
Fonte: Tatuagem e Piercing (Copyright © 2007 Academia Americana de Pediatria)
http://virgilionascimento.blogspot.com



Tire suas dúvidas pelo nosso Cuidador Virtual