Persistência do Canal Arterial (PCA) - Hospital Sabará
 
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Z

Persistência do Canal Arterial (PCA)

 

O vaso sanguíneo que liga a Aorta (maior artéria do nosso corpo) à Artéria pulmonar (artéria que leva sangue do coração para o pulmão) é chamado de Canal Arterial. Esse vaso é muito importante enquanto o bebê ainda está na barriga da mãe. Após o nascimento, ele se fecha sozinho, em geral em 48 horas. Quando esse vaso não se fecha, chamamos de Persistência de Canal Arterial (PCA). Persistência quer dizer “que ficou aberto”.

O PCA pode ser grande, deixando muito sangue passar da aorta para a artéria pulmonar, ou pequeno, deixando passar bem pouco sangue.

O PCA é comum nos bebês prematuros.

 



Tratamento

O bebê prematuro, durante a internação na UTI neonatal, pode ser tratado com uma medicação especial que pode ajudar no fechamento do PCA. Se não houver sucesso, pode ser necessária a cirurgia cardíaca para o fechamento. Nos outros casos,  praticamente todos os pacientes podem ser tratados pelo cateterismo cardíaco, exceto bebês muito pequenos com PCA muito grande. No cateterismo, um cateter (tubinho flexível) é levado até o coração, entrando por uma veia e uma artéria da perna, e uma pequena peça (prótese) é colocada para fechar o PCA. É um procedimento muito seguro, onde geralmente o paciente tem alta do hospital no dia seguinte.

Open chat
Cuidador Virtual