Micose de Couro Cabeludo ou Tinea capitis
Trata-se da dermatofitose mais comum em crianças, acometendo o couro cabeludo e os cabelos, provocando descamação e alopecia em placa.
Geralmente, afeta crianças entre 2 e 10 anos, raramente afetando lactentes e adolescentes. Os agentes mais frequentemente envolvidos são os dermatófitos das espécies Microsporum e Trychophyton.
O quadro clínico inicial mostra quebra de cabelos e alopecia parcial. No caso de inflamação, pode haver a presença de pústulas, supuração e formação de kerion (abaulamento doloroso, infiltrado e endurecido), que denota intensa sensibilização do indivíduo à presença do fungo.
O diagnóstico diferencial das Tinea capitis inclui, principalmente, dermatite seborreica, tricotilomania, alopecia areata, foliculite e impetigo.
O exame dos fios de cabelo sob microscópio, após tratamento com hidróxido de potássio, revela a presença de esporos fora da haste. A realização de cultura para pesquisa do agente etiológico é recomendada tanto para a definição do tratamento quanto para o acompanhamento e o critério de cura.
Autora: Dra. Márcia Regina Monteiro
Fonte: Baseado no texto da autora no Manual de Urgências e Emergências em Pediatria
Hospital Infantil Sabará – Ed. Sarvier