Infecções por Helicobacter Pylori - Hospital Sabará
Tempo estimado para atendimento médico após cadastro
- Fila:
Emergência
- Fila:
Urgência
- Fila:
Preferencial
- Fila:
Isolamento
- Fila:
Pouca Urgência
* Informamos que o tempo de espera pode variar em decorrência da complexidade de atendimento dos pacientes ou emergências. Clique aqui para conferir os dias e horários mais movimentados do hospital.
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Z

Infecções por Helicobacter Pylori

A maioria das pessoas, incluindo médicos, acreditava que as úlceras (feridas) no estômago ou duodeno (primeira parte do intestino delgado) eram causadas por estresse, álcool ou alimentos condimentados. Agora sabemos que não é o caso. Na verdade, as úlceras, chamados de úlceras pépticas, são mais frequentemente (mas não sempre) causadas por bactérias, especificamente um organismo chamado Helicobacter pylori.

O H.pylori causa infecções raramente em crianças, mas pode infectar mais de 75% das crianças nos países em desenvolvimento. Não temos esse número no Brasil.

Embora as infecções aumentem em frequência em pessoas mais velhas, a maioria das crianças e adultos com H. pylori nunca irá desenvolver uma infecção. Ninguém sabe ao certo como as pessoas são contaminadas por H. pylori e o período de incubação também é desconhecido.

Quando o H. pylori provoca uma gastrite – às vezes, uma úlcera –, a intensidade dos sintomas pode variar. Em alguns casos, não haverá nenhum sintoma. Úlceras podem causar queimação ou dor no estômago, que pode ir e vir. Muitas vezes, acontece poucas horas depois de comer, bem como durante a noite.
No passado, os médicos tratavam úlceras pépticas recomendando uma dieta branda, bem como repouso. Mas, hoje, essas estratégias de estilo de vida parecem abordagens inadequadas para o gerenciamento de úlceras.

Consulte o pediatra se seu filho:

  1. Tem dor de estômago que “queima”, que é pior entre as refeições e nas primeiras horas da manhã – e se sente melhor quando come.
  2. Tem dor abdominal persistente, vômitos, perda de apetite ou perda de peso.
  3. Tem sangue nas fezes ou vômito de sangue.

Seu pediatra, de posse do histórico médico da criança, pedirá alguns testes simples e, se necessário, solicitará uma endoscopia do estômago para confirmar o diagnóstico.

Os médicos só prescrevem o tratamento para H. pylori quando infecções evoluem para uma úlcera real.
Uma combinação de antibióticos pode ser tomada por seu filho para matar as bactérias. Certifique-se de que ele receba o curso completo desses antibióticos, como indicado pelo pediatra. Eles são geralmente prescritos em combinação com medicamentos para gastrite. Infecção por H. pylori aumenta o risco de desenvolver câncer de estômago mais tarde na vida.

Ainda não há maneira conhecida para evitar infecções por H. pylori. No entanto, uma vacina, cujo objetivo é impedir a infecção, vem sendo pesquisada.



Tratamento

Pergunte ao seu médico sobre o melhor plano de tratamento para você. O médico pode recomendar:
  • Antibióticos para tratar a infecção bacteriana
  • Bloqueadores H2
  • Bomba inibidora de prótons
  • Antiácidos


Sabará Hospital Infantil

Av. Angélica, 1987 - São Paulo, SP
CEP 01228-200
Telefones: (11) 3155-2800 | (11) 3235-2800

Google Maps

Centro de Excelência | Consultórios

Rua Mato Grosso, 306 - Conj. 1503 e 1806

Google Maps

Agende agora sua consulta pelo nosso Cuidador Virtual