Furúnculos - Hospital Sabará
 
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Z

Furúnculos

Furúnculos são abscessos perifoliculares (ao redor do pelo) de origem estafilocócica.
Ocorrem com mais frequência em adolescentes e adultos jovens, nas áreas de pele recobertas por pêlos e com tendência a fricção e maceração.

São lesões que ocorrem como extensão e aprofundamento de foliculite pré-existente.
O tratamento depende da localização e gravidade das lesões. Muitas vezes, a drenagem dos abscessos é necessária. Higiene local e antibioticoterapia sistêmica são suficientes para a resolução do quadro.

Autor: Dra. Márcia Regina Monteiro
Fonte: Baseado no texto do autor no Manual de Urgências e Emergências em Pediatria



Tratamento

O médico pode drenar a fervura, se necessário, e pode tratar a infecção com antibióticos. O tratamento em casa pode ser:

Compressas quentes

Aplique as compressas quentes a ferver durante 20 minutos, 3 a 4 vezes por dia. Com base na área do corpo afetado, você pode mergulhar a ferver com água morna. Essas medidas podem aliviar a dor e ajudar o pus a alcançar a superfície. Quando as bolhas atingirem seu nível máximo, elas podem ser repetidamente lavadas para ajudar a ferver a começar a escorrer.

Faça um corte na fervura

Não estourar ou cortar a ferver em seu próprio país. Isso pode espalhar a infecção e piorar. Se a fervura não puder drenar sozinha ou for muito grande, será necessário que o médico a corte ou drene.

Limpeza e bandagem

Caso a fervura seja drenada sozinha ou o médico a tenha cortado, você deve mantê-la limpa. Lave com sabão desinfetante, aplique uma pomada medicinal e um curativo. Limpe a área afetada 2 ou 3 vezes ao dia até que a ferida cicatrize completamente.


Tire suas dúvidas pelo nosso Cuidador Virtual